Estudantes do IFSC são premiados na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

EVENTOS Data de Publicação: 08 dez 2022 11:32 Data de Atualização: 08 dez 2022 11:43

Quinze estudantes dos Câmpus Garopaba e Lages receberam premiações pelo desempenho na 1ª Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec). Foram  sete reconhecimentos de Honra ao Mérito, sete medalhas Futuro Cientista e o 3º lugar Nacional (Ensino Técnico). A olimpíada foi organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com diversas instituições e tem como objetivo o estímulo à aprendizagem de biotecnologia e da competição saudável.

A Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Garopaba, Telma Pires Pacheco Amorim, conta que a Coordenação do curso de Biotecnologia recebeu o convite da organização do evento para participar e divulgar a Olimpíada. “Divulgamos entre os nossos alunos e no Câmpus Lages que também oferece o curso de Biotecnologia. Aí criamos um grupo de WhatsApp com os interessados e nos organizamos para fazer as provas e/ou tirar as dúvidas por lá”, explica Telma.

A estudante do Câmpus Garopaba, Giovana Sirigu Hasegawa, conta que a primeira fase da competição foi mais tranquila do que a segunda e já adianta que participará das próximas edições: “Acho muito importante o IFSC ter incentivado os alunos a participar dessa olimpíada, afinal isso vai nos oferecer conhecimento, experiência e bons históricos. Gostei muito de participar, com certeza participarei nas próximas edições, adoro biotecnologia então realizar essa prova foi muito gratificante”, finaliza Giovana.

Os alunos premiados foram:

3º Lugar Nacional Ensino Técnico

• Leonardo Wawginiak Grigol (Câmpus Lages)

Medalha Futuro Cientista

• Daiane Cristina Kuster Schmitt (Câmpus Lages)
  • Fabio De Oliveira Pavan (Câmpus Lages)
  • Giovana Sirigu Hasegawa (Câmpus Garopaba)
  • Jenny Sumara Sozo (Câmpus Lages)
  • Luana Sassi Winckler (Câmpus Lages)
  • Vitor Geraldo Dos Santos (Câmpus Lages)
  • Tiago De Souza Vieira (Câmpus Lages)

Honra ao Mérito

• Alcione Da Silva Junior (Câmpus Lages)
  • Caio Weiss De Jesus Patrício (Câmpus Garopaba)
  • Danilo De Souza (Câmpus Lages)
  • Kamilly Elisa Cabral (Câmpus Garopaba)
  • Milena Soares Oliveira (Câmpus Lages)
  • Samuel De Souza Nascimento (Câmpus Garopaba)
  • Vinicius Leonardo Gomes Alves (Câmpus Lages)

Para o ano que vem, segundo a chefe do Departamento, o objetivo é ampliar a divulgação para mais câmpus do IFSC e também para as escolas, visto que a competição é voltada a diferentes níveis de ensino. “Além disso, pretendemos buscar parcerias com universidades que possuem cursos de mestrado ou doutorado em biotecnologia para aí pensar em oficinas e palestras”, explica Telma.

EVENTOS NEWS