Pesquisadores do curso de Mecânica desenvolvem equipamento didático para ensaio de tração

PESQUISA Data de Publicação: 13 dez 2022 10:42 Data de Atualização: 16 dez 2022 16:43

Professores e estudantes do Câmpus Chapecó desenvolveram um equipamento didático para ensaio de tração por meio de projeto de pesquisa submetido ao Edital 34/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

A proposta era desenvolver um dispositivo de baixo custo que atendesse às especificações para realização de ensaios mecânicos de forma verossímil a uma máquina comercial. O equipamento está localizado no Laboratório de Materiais do câmpus e tem capacidade para romper corpos de prova (amostras) com 3 toneladas.

Conforme o relatório final do projeto, as dimensões da máquina desenvolvida pela equipe (travessa de 300 por 300 milímetros e altura líquida mínima de 400 milímetros) permitem o uso de diferentes tipos de materiais, como metais, cerâmicas e polímeros. A larga faixa inferior também comporta futuro acoplamento de dispositivo para ensaios de flexão/compressão. Além disso, o relatório enfatiza que o produto concebido tem capacidade técnica projetada para ensaio de materiais com resistência de até 3 toneladas que, com pequenos ajustes, pode operar em segurança com até 5 toneladas.

Finalidade didática

De acordo com o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Câmpus Chapecó, professor Daniel Antonio Kapper Fabricio, a utilização do equipamento favorece os processos de ensino-aprendizagem na área de Materiais porque permitem a visualização direta dos testes. “Os alunos anteriormente só podiam visualizar o sistema de ensaios em vídeos da internet. Hoje é possível a visualização do ensaio in loco, tendo condições de realizar experimentos em diferentes tipos de materiais. Tudo isso vem auxiliar para a fixação do conteúdo apresentado em sala de aula”, considera.

Outro aspecto ressaltado pelo coordenador de Pesquisa é o fato de o projeto ter sido iniciado do zero, ou seja, não ter sido cópia de modelos comerciais já existentes. “Foram realizados cálculos de dimensionamento, simulações de esforços e estimativa de custos para que o projeto pudesse ser executado. Ressalta-se que a máquina produzida, se comparada a modelo comercial, possui valor até 70% inferior”, enfatiza.

Desdobramentos

Depois do encerramento do projeto, desenvolvido entre 2021 e 2022, o professor Mauricio Daniel Marczal, coordenador dos trabalhos, informa que a automação da máquina está sendo desenvolvida no trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante Felipe Gubert Rohenkohl, do curso de Engenharia de Controle e Automação. Além disso, um dos projetos integradores do câmpus foi a construção de uma matriz de corte para gerar corpos de prova a serem utilizados na máquina. O projeto integrador foi desenvolvido por alunos e professores do Curso Técnico em Mecânica, deixando evidente a integração da máquina de ensaios desenvolvida com os cursos regulares do câmpus e a continuidade do projeto.

Participaram do projeto de pesquisa que desenvolveu o equipamento de testes os professores Maurício Daniel Marczal (coordenador), Saimon Vendrame, Keli Vanessa Salvador Damin, Fernando Michelon Marques, Renado Luis Bergamo, Otávio Gobbo Júnior e Mateus Marcon Simionato (membros da equipe), além dos estudantes Eloísa Barrichello Hertz e Ricardo Perin (bolsistas voluntários).

PESQUISA NEWS