Estudantes avaliam projeto de acompanhamento da inflação da cesta básica de Canoinhas

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 13 dez 2022 14:08 Data de Atualização: 14 dez 2022 09:44

Desde que começaram a pesquisar o custo da cesta básica e calcular o quanto este valor compromete do salário mínimo dos trabalhadores, as estudantes do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas, Gabrielle dos Santos e Maria Fernanda Engel Pangratz, passaram a encarar as visitas ao supermercado com um olhar diferenciado. Elas foram bolsistas voluntárias da primeira fase do projeto “Acompanhamento da inflação da cesta básica em Canoinhas-SC”.

“A pesquisa foi muito positiva para mim, permitiu ter uma proximidade com assuntos que influenciam o nosso modo de viver, e me possibilitou ter experiências que vou levar tanto para a minha vida pessoal quanto para a profissional”, avalia Gabrielle. “Sempre me interessei pelo assunto da inflação, principalmente quando se trata da cesta básica. Esse projeto me fez pesquisar mais ainda sobre o assunto, e também pude visualizar na prática qual a parcela do salário mínimo que é acometido para que uma família se alimente”, conta Maria Fernanda.

Iniciado em maio, o projeto faz parte do edital interno do câmpus 2022_PROEX 07. Ele é desenvolvido por estudantes do curso técnico integrado em Alimentos e do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas do IFSC, sob coordenação dos professores Luiz Paulo de Lima e Jefferson Treml. A pesquisa usa a metodologia de coleta e análise de dados implementada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Semanalmente, bolsistas visitam seis supermercados da cidade para coletar os preços dos produtos integrantes da cesta básica: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão, café em pó, frutas, açúcar, óleo (gordura) e manteiga. Depois, os dados são analisados para formação das estimativas do valor da cesta básica e do percentual de comprometimento do salário mínimo para aquisição da cesta básica, além do cálculo da inflação na cesta de um mês para o outro.

“Acredito que nosso projeto de extensão é de grande importância para a cidade de Canoinhas, assim como para as cidades da região, pois é através dele que nós cidadãos podemos ter um acompanhamento de como está se desenvolvendo a inflação dos alimentos que consumimos diariamente, produtos que podem ser considerados essenciais na alimentação”, destaca Gabrielle. “Acho importantíssima a discussão desses dados que obtivemos no projeto, pois acredito que despertou o interesse do consumidor canoinhense por esse assunto que é de extrema importância”, complemente Maria Fernanda.

Cesta básica de novembro

No mês de novembro, os moradores de Canoinhas desembolsaram R$ 620,89 para compra da cesta básica. O valor representou 51,23% do salário mínimo. O custo foi R$ 6,48 reais a menos que no mês de outubro. Os produtos com maiores quedas de preço em novembro foram banana (12,46%), leite (10,55%) e batata (8,75%). Já os produtos com altas mais significativas foram arroz (6,34%) e tomate (5,49%).

Evolução dos resultados

Novembro de 2022