IFSCineminha atende 6 mil crianças em sete anos de projeto

EXTENSÃO Data de Publicação: 13 dez 2022 18:11 Data de Atualização: 16 dez 2022 16:44

No final de 2022, o projeto “IFSCineminha: arte e cultura na infância” encerra sua sétima edição contabilizando cerca de 6 mil crianças de 40 escolas de Garopaba e região.

Neste ano, as atividades foram aplicadas pelos próprios professores nas respectivas escolas. As sessões e as atividades culturais e pedagógicas, vinculadas aos filmes, ocorreram no período de maio a novembro de 2022, oferecendo uma variedade de curtas-metragens voltados para crianças de quatro a 14 anos.

Os filmes são oriundos do Circuito Estadual de Cinema Infantil, vinculado à Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, parceira do projeto. Segundo a professora Luana de Gusmão, coordenadora do projeto, “a proposta colabora diretamente para a inserção da arte cinematográfica no processo de ensino-aprendizagem, almejando a transformação social no âmbito das escolas municipais de Garopaba e de Paulo Lopes”.

Os 100 professores inscritos no projeto receberam um kit formativo composto por uma ecobag personalizada com o logotipo do projeto e instituições parceiras, por um DVD contendo curtas do Circuito de Cinema Infantil, propostas pedagógicas e indicações de referenciais teóricos, além dos materiais necessários para a participação na oficina “Vivências e Experiências com Cinema e Educação”, no formato online, ministrada pela professora Ally Collaço, com transmissão simultânea pelos canais do Youtube dos Câmpus Garopaba e Florianópolis.

Para realizar a distribuição dos kits, foi utilizada a plataforma de formulários do Google, na qual os professores solicitaram o recebimento do material, informando o nome e a escola de vínculo. O projeto contou com a participação de três bolsistas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração e Informática e no dia 24 de novembro de 2022, os alunos extensionistas tiveram a oportunidade de participar do 40º Seurs, apresentando os resultados obtidos com a execução do projeto IFSCineminha.

A professora Luana de Gusmão coordena o evento desde a sua primeira edição. Em 2022, contou com a colaboração da professora Marizete Bortolanza Spessatto, do Câmpus Florianópolis. Segundo Luana, “nesta edição realizamos a entrega de kits formativos para os professores da Rede Municipal de Ensino de Garopaba e de Paulo Lopes, garantindo, assim, a execução das propostas pedagógicas de forma mais efetiva e qualificada e, além disso, abrangendo um percentual bem mais significativo de alunos, se comparado a edições anteriores”.

EXTENSÃO NEWS