Alunos conquistam medalhas no JIFSC e JIF 2022

ENSINO Data de Publicação: 21 dez 2022 11:16 Data de Atualização: 21 dez 2022 11:23

Entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro aconteceram, em São José do Rio Preto, os jogos esportivos das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica - JIF - Nacional 2022. O evento é a oportunidade para mais de dois mil alunas e alunos da Rede Federal terem uma experiência de vida não só como uma competição esportiva, mas, com abrangência cultural, política, ética e de inclusão. Foram 31 delegações participantes de todo o Brasil. O Câmpus Florianópolis foi destaque no Atletismo, no Handebol masculino, Voleibol Feminino, Basquete masculino e feminino. A etapa nacional contemplou as modalidades de Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia.

No Handebol masculino, a equipe foi classificada para as fases finais, conquistando a 4ª colocação, e classificando-se como a melhor colocada da região Sul. O Voleibol feminino conquistou a medalha de Prata, o Basquete masculino, o Bronze; e o feminino, o Ouro. No Atletismo, o destaque foi o estudante Nicolas Lopes. “Foram ao todo cinco medalhas na competição, quatro no JIFSC e uma no JIF”, conta o aluno do Câmpus Florianópolis, cujas conquistas são:  no JIFSC, Ouro em salto em altura, e em Handebol; Prata em salto em distância; e Bronze no Basquete; e no JIF, Bronze no Basquete. “Também consegui pontuar em salto em altura no JIF - 6° lugar - e em revezamento 4x100 também no JIF - 4° lugar. Praticar qualquer esporte de alto nível numa competição é muito especial pra qualquer pessoa que pratica esporte, e lá no JIF todos foram muitos especiais pra mim, mas o basquete por ser o que eu mais pratico teve um gosto especial pra mim”, relata ele, que treina esse esporte desde seu ingresso no IFSC.

Nicolas diz que pretende continuar jogando basquete na faculdade: “vou tentar jogar fora fazendo intercâmbio, mas tenho ele só como hobby e quero ser engenheiro civil, mas sempre treinando basquete”. Segundo ele, o esporte cria seres humanos melhores, molda caráter. “Dá muitas vezes uma perspectiva melhor para a vida da pessoa, cria autoestima e disciplina e dá uma segunda família para o atleta”, destaca o estudante.

Para Paula Belvedere, aluna do Técnico Integrado em Química, é outro destaque do Câmpus Florianópolis nesta edição do JIF. Ela integrou as equipes de Voleibol e Basquete nos Jogos. Ela conta que na modalidade de Volei, houveram várias chaves de jogos e a equipe chegou nas etapas de quartas de final e semifinal. “Mas infelizmente nesta etapa perdemos para equipe do Rio de Janeiro, mas foi um jogo excelente e disputado. Posteriormente, jogamos pelo terceiro lugar conquistando medalha de Bronze, vencendo a equipe do IF do Espírito Santo”, relata.

Paula participou também na modalidade de Basquetebol. “Com muito esforço e um bom desempenho da equipe conseguimos o primeiro lugar e fomos campeões”, ressalta ela que costuma treinar Voleibol desde 2019 em equipes fora da instituição, e participa de várias competições. “Em relação ao Basquetebol, treino somente no IFSC e levo mais como diversão”, confessa a estudante do Integrado em Química, que completa: “tenho sim um amor muito grande pelo voleibol, meu desejo é continuar treinando e melhorando muito, para quem sabe, um dia me tornar uma jogadora profissional representando nosso estado ou até mesmo o Brasil. Sou jovem tenho 16 anos, cursando 5° fase do curso Técnico em Química. Sou apaixonada pelo curso e quero aprender muito, mas não quero deixar de jogar Voleibol. Sou grata pelos professores que tenho, pela instituição, pelos colegas por estar presente em família. Quero agradecer ao meu professor de Educação Física e técnico de voleibol, professor Leandro Augusto Romansine, que esteve sempre presente nos treinos incentivando e acreditando no meu potencial e sou grata a ele, pela oportunidade de participar ativamente representando o IFSC no Jogos Nacionais”.

E finaliza: “eu vejo o Esporte como esperança de vida. Onde o movimento ocorre, a mente e a alma se tornam mais felizes e ocupadas, e onde acontecem as relações interpessoais. Desejos de conquistas e muita determinação para nos tornarmos especializados e eficientes nos fundamentos técnicos táticos do voleibol é o meu objetivo, onde sempre se busca a melhoria e aperfeiçoamentos contínuos”.

ENSINO NEWS