Certificados Encceja 2022: veja informações sobre processo de solicitação

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 dez 2022 10:33 Data de Atualização: 24 dez 2022 14:35

Quem realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 já pode fazer a solicitação do certificado. O resultado da prova está disponível na Página do Participante e aqueles que selecionaram o IFSC como instituição emissora poderão fazer a solicitação on-line, recebendo o certificado digital em até 48 horas.

Em função de problemas técnicos no sistema, quem fez a solicitação nos dias 22 e 23 de dezembro deve fazer nova solicitação para receber o certificado correto.

->Faça sua solicitação clicando aqui

Veja o passo a passo de como solicitar seu certificado no vídeo abaixo:

Emissão de certificado pelo IFSC

O IFSC emite Certificados de Conclusão de Ensino Médio ou Declarações Parciais de Proficiência para quem fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2016 e para quem realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a partir de 2017.

Clique aqui e entenda melhor e saiba como solicitar seu certificado de Ensino Médio no IFSC.

Sobre o Encceja

A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos. Com isso, estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O Encceja serve, ainda, de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

INSTITUCIONAL NEWS