O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Regulamentação flexibiliza o PPC do curso prever ou não o TCC na Pós-Graduação lato sensu

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 jan 2023 10:51 Data de Atualização: 05 jan 2023 12:18

A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) passou a ser opcional no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da pós-graduação lato sensu. A alteração foi regulamentada pela resolução Consup nº 73/2022, aprovada no início de dezembro, que altera a resolução Cepe/IFSC nº102/2018. Além disso, a resolução atualizou a redação sobre o desenvolvimento dos cursos lato sensu, tais como: composição das turmas na modalidade em EAD; a forma como os componentes curriculares podem vir previstos no PPC, obrigatórios e optativos e suas definições; condições para o cancelamento da matrícula.

A técnica em assuntos educacionais, Flávia Stela, explica: “As alterações foram bem pontuais, especialmente no que se refere à flexibilidade do PPC do curso prever ou não a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Essa alteração no texto veio como forma de atender à resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 que tornou o TCC opcional na pós-graduação lato sensu”.

Flávia ressalta que os PPCs que estão em execução seguem como foram aprovados. Para as próximas turmas, se for o caso, o documento poderá ser atualizado de acordo com a nova resolução, seguindo o trâmite normal de atualização estabelecido pelo CEPE. Ela complementa: "mas, não há uma necessidade urgente de atualização, pois a nova resolução lato sobre os processos acadêmicos não fez mudanças muito estruturais ou grandes inovações em relação aos cursos. A mudança significativa é em relação à redação dos artigos para que eles se tornassem mais claros e detalhassem melhor os procedimentos", finaliza.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.