Custo da cesta básica em Canoinhas encerra o ano em R$ 619 reais

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 10 jan 2023 11:39 Data de Atualização: 10 jan 2023 11:45

Ficou em R$ 619,01 o valor exato da cesta básica em Canoinhas no mês de dezembro. O custo dos produtos integrantes da cesta básica – carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão, café em pó, frutas, açúcar, óleo e manteiga – representou 51,07% do salário mínimo vigente em 2022, de R$ 1.212,00.

No último mês do ano, a cesta básica teve uma queda de 0,31%, em relação a novembro. Os produtos com maiores quedas de preço foram leite, banana e batata. Já os produtos com maiores altas registradas nos supermercados de Canoinhas foram feijão, tomate e arroz.

Produtos com maiores quedas:

• Leite -6,37%
  • Banana -5,80%
  • Batata -3,73%
  • Pão Francês -2,48%
  • Café em pó -1,10%

Produtos com maiores altas:

• Feijão +12,36%
  • Tomate +6,96%
  • Arroz +2,81%
  • Óleo de soja +1,44%
  • Açúcar +0,11%

Iniciado em maio do ano passado, o projeto “Acompanhamento da inflação da cesta básica em Canoinhas-SC” é desenvolvido por estudantes do curso técnico integrado em Alimentos e do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas do IFSC, sob coordenação dos professores Luiz Paulo de Lima e Jefferson Treml.

Semanalmente, estudantes visitam seis supermercados da cidade para coletar os preços dos produtos integrantes da cesta básica. Depois, os dados são analisados para formação das estimativas do valor da cesta básica e do percentual de comprometimento do salário mínimo para aquisição da cesta básica, além do cálculo da inflação na cesta de um mês para o outro. A pesquisa usa a metodologia de coleta e análise de dados implementada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS