Câmpus Joinville tem 43% de aprovação no Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 11 jan 2023 12:33 Data de Atualização: 12 jan 2023 13:10

Dos 48 inscritos no Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023, o Câmpus Joinville teve 21 estudantes classificados em primeira chamada. A lista de candidatos aprovados foi divulgada nessa terça-feira (10).

O índice de 43,75% de aprovação é o melhor entre todas as escolas de Joinville com mais de três alunos inscritos no Vestibular Unificado. Em números absolutos, o Câmpus Joinville é a escola pública com mais aprovados e a segunda entre todas as 53 escolas joinvilenses com candidatos inscritos, públicas e particulares. Clique aqui para ver o relatório completo.

Além de fazer parte da lista de 21 alunos do Câmpus Joinville aprovados no vestibular, Jéssica Louise da Silva, concluinte do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, também comemora seu desempenho individual: primeiro lugar no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville do IFSC e oitavo lugar entre todos os cursos do IFSC.

“Com certeza, os quatro anos que passei no IFSC foram os que eu mais aprendi em toda a minha vida. Nessa escola, me foi mostrado que eu poderia progredir de forma plena para atingir todas as minhas potencialidades. Assim, criei autoconfiança e tive a certeza de que poderia alcançar mais do que jamais tinha imaginado”, elogia Jéssica. “No IFSC, pude realizar projetos de iniciação científica e me aprofundar em diferentes áreas de conhecimento, devido a professores com experiência e didática. Por conta disso, não me desenvolvi apenas como profissional, mas também como ser humano e cidadã”, complementa.

Mais que capacitação para o que considera um mundo de possibilidades no mercado de trabalho, Jéssica busca na Engenharia Elétrica formas de colaborar com o coletivo. “A área da elétrica me atrai porque, apesar de as pessoas a atrelarem às exatas, é, também, um ramo extremamente conectado com o corpo social, tendo em vista que, atualmente, o acesso à eletricidade é uma necessidade básica da população mundial.”

O depoimento de Jéssica e os resultados positivos dos demais estudantes do Câmpus Joinville comprovam a competência da instituição na formação integral de seus alunos, fruto da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, apesar do foco da formação do IFSC não ser vestibulares, concursos e o próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Este resultado mostra que é possível uma educação pública de qualidade”, enfatiza o diretor-geral do Câmpus Joinville, Maick da Silveira Viana, reforçando a importância da proposta do IFSC de uma formação que vai além da sala de aula e laboratórios. “Projetos de pesquisa, extensão e atividades culturais e esportivas complementam os conteúdos curriculares. Estas diferentes vivências proporcionam, ao estudante do IFSC, excelente formação profissional e acadêmica e compromisso social”, destaca Viana.

Prazo para matrícula

Os candidatos aprovados em cursos do IFSC no vestibular (primeira chamada e lista de espera) devem enviar a documentação para matrícula no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro pelos formulários eletrônicos listados no item 3.4 do Edital 26/Deing/2023/1.

Também está disponível o Edital 01/Coperve/2023, com as vagas não ocupadas em primeira chamada e destinadas à reopção de curso. Para o Câmpus Joinville do IFSC, há vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre. Clique aqui para saber mais.

Todas as informações sobre a matrícula estão disponíveis no edital. Em caso de dúvidas, os candidatos poderão entrar em contato com o Câmpus Joinville pelo endereço eletrônico disponível no edital: ingresso.joinville@ifsc.edu.br.

A segunda chamada será divulgada dia 9 de fevereiro e a matrícula para os aprovados será de 9 a 15 de fevereiro.

Vagas nos cursos superiores

Nesta primeira experiência de parceria entre IFSC e UFSC na realização do Vestibular Unificado, o Câmpus Joinville ofertou vagas em três cursos superiores: Engenharia Elétrica (20 vagas para o 1º semestre), Engenharia Mecânica (20 vagas para o 2º semestre) e tecnologia em Gestão Hospitalar (20 vagas para o 1º semestre e 20 para o 2º).

As demais vagas destes cursos e as 24 vagas do bacharelado em Enfermagem serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS