Projeto desenvolvido por estudante de Engenharia Elétrica permite que empresa reduza custos com energia elétrica na ordem de R$ 60 mil por ano

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 26 jan 2023 10:29 Data de Atualização: 30 jan 2023 08:59

O trabalho de conclusão de curso de Engenharia Elétrica do agora egresso do Câmpus Itajaí Bernardo Santiago de Souza foi sobre eficiência energética. Ele era estagiário do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) e, em seu TCC, fez uma análise de eficiência energética da maior estação elevatória de esgoto em funcionamento de Itajaí. Ele observou que se fosse elaborado um projeto específico para o funcionamento dessa estação elevatória, a empresa poderia reduzir em cerca de R$ 60 mil por ano os gastos com energia elétrica, o que representa uma redução de cerca de 20% no consumo de energia por volume bombeado. “Foram analisadas as formas de funcionamento do sistema de bombeamento da estação elevatória de esgoto para assim encontrar a forma que consuma menos energia elétrica mantendo o mesmo nível de bombeamento. No caso da unidade consumidora analisada, a tarifa de energia varia não só pelo consumo, mas também pela demanda energética. Com as mudanças que foram feitas, além de reduzir o consumo, reduzimos a demanda medida e a possibilidade da empresa ultrapassar a demanda contratada, o que evita o pagamento de multas. Por isso, a redução de custos mínima foi de 20%, mas pode ser bem maior", explica Bernardo.

Outro diferencial do projeto é que ele não teve custos para empresa. “Os resultados da análise do sistema já estão em funcionamento e podem ser replicados em outras estações elevatórias. Com a redução de custos no bombeamento de esgoto é possível que a empresa realoque esses recursos para projetos que busquem ampliar a cobertura de tratamento de esgoto na cidade.”

A ideia do projeto surgiu a partir de uma demanda da empresa. Bernardo fazia parte de uma equipe multidisciplinar do Semasa que estudava formas de melhorar a eficiência energética da empresa. “A parceria entre as empresas e as instituições de ensino são fundamentais. Nós estimulamos os estagiários do Semasa a pensar em soluções que possam melhorar os processos da empresa”, avalia o então diretor de saneamento do Semasa na época do estágio, Victor Valente Silvestre.

CÂMPUS ITAJAÍ INOVAÇÃO