Projetos de extensão levaram o Câmpus Lages para a comunidade em 2022

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 27 jan 2023 20:04 Data de Atualização: 03 fev 2023 20:53

O ano de 2022 foi de conquistas no campo da extensão para o Câmpus Lages. Ao todo, 22 projetos foram aprovados e executados - ou estão em fase final de execução - em diversas áreas de conhecimento. A extensão faz parte do tripé indissociável do IFSC, que envolve também o ensino e a pesquisa, e é a forma mais concreta de associar o câmpus às comunidades locais.

As áreas temáticas dos projetos foram: Educação (8 projetos), meio ambiente (5), tecnologia e produção (4), trabalho e produção (2), comunicação (1), direitos humanos e justiça (1) e cultura (1). Um dos diferenciais do IFSC na questão da extensão é a participação do aluno nos projetos. Mais de 120 alunos participam das atividades.

"Acho que podemos resumir afirmando que a extensão faz parte da base educativa/formativa dos alunos, juntamente com o ensino e a pesquisa, ou seja, o famoso tripé institucional. Entretanto, é também desafiador fazer com que os alunos participem, considerando que envolve, por vezes, sair da 'zona de conforto' e envolver-se com a comunidade externa. Mas acredito que isso faz parte e contribui de forma positiva para a formação acadêmica e cidadã dos discentes", avalia Conrado Bach Neto Junior, coordenador de Extensão do Câmpus Lages do IFSC.

O coordenador também destaca o papel dos servidores nessa atuação, que além de serem incentivadores dos alunos, também são promotores das ações com os editais de fomento à extensão. "Acredito que conseguimos incentivar de forma satisfatória os colegas docentes e Técnicos-administrativos em educação (TAEs) a que participassem de ações de extensão, algo que geralmente requer muito esforço e o retorno nem sempre vem à altura, o que acaba desmotivando. Então vejo que o grande desafio foi esse, de mobilizar e encorajar os colegas a submeter projetos e se engajarem nas atividades", finaliza Conrado, que também ressalta como positiva a diversidade e qualidade das ações propostas e executadas.

O aluno Diogo Petri, da 5a fase do curso Engenharia Mecânica, participou do projeto de Extensão IFSC Portas Abertas, que consistia em trazer para o IFSC os atores da comunidade para que conheçam as possibilidades de formação da instituição. Para ele, a avaliação da atividade foi muito positiva e ajudou muito na formação. "Nesse tempo de dedicação ao projeto, acredito que conseguimos difundir melhor nosso campus. Posso pontuar que o que mais me acrescentou foi a questão interdisciplinar. Consegui desenvolver a liderança e a resolução de problemas rapidamente. Da mesma forma, a comunicação também é um ponto que consegui melhorar nesse espaço de tempo. Como muitos empresários falam 'contratamos pelas hard skills (Habilidades específicas) e demitimos pelas soft skills (Relacionamento interpessoais)', e é nesse ponto que evolui com o projeto.", ressalta.

Ainda, o aluno destaca que na formação se aprende a parte teórica e prática da mecânica, mas são nesses projetos que o aluno consegue se qualificar e desenvolver por completo. "Conseguimos, também, criar, melhorar e estreitar laços com os professores e pessoas responsáveis dentro do câmpus. Essas vivências não têm preço e recomendo a todos que quando abram os editais para esses projetos, que se inscrevam, pois só temos a ganhar. Nada como um Instituto Federal e as oportunidades que ele nos proporciona", finaliza.

CÂMPUS LAGES EXTENSÃO NEWS