IFSC está entre as instituições de ensino de Itajaí que mais aprovaram no vestibular da UFSC em 2023

ENSINO Data de Publicação: 01 fev 2023 16:04 Data de Atualização: 02 fev 2023 16:18

Dos 22 estudantes egressos do Câmpus Itajaí que prestaram o vestibular da UFSC de 2023, seis foram aprovados, o que representa um índice de mais de 27% de aprovação. O resultado fez com que o Câmpus estivesse entre as duas instituições de ensino de Itajaí que mais aprovaram no vestibular da UFSC.

Dentre os aprovados, está o egresso do técnico em Recursos Pesqueiros Felipe Hellmann de Andrade. Ele irá cursar Oceanografia na UFSC. “Eu sempre tive muito interesse pela área ambiental, mas foi só no IFSC que eu conheci melhor esta área e que decidi continuar os estudos em Oceanografia. Desde quando entrei no IFSC passei a fazer parte do projeto de extensão “Tartaruga-de-mamão” em que trabalhamos uma série de questões que envolvem educação ambiental e foi ali que tive a certeza que eu quero trabalhar em órgãos de fiscalização como o ICMbio.”

A egressa do técnico em Recursos Pesqueiros Jéssica Saes Cardoso também está entre os aprovados. Ela irá cursar Farmácia na UFSC. “Eu escolhi Farmácia porque é uma área muito ampla em que eu posso atuar em pesquisa, na fabricação de remédios ou mesmo que de forma indireta cuidando de outras pessoas. No curso técnico em Recursos Pesqueiros, nós temos uma visão muito ampla dos estudos que envolvem o mar e os organismos marinhos e eu vejo que isso irá contribuir para a minha formação enquanto farmacêutica. No curso, por exemplo, a gente estudava o uso de escama de peixes para tratamento de queimaduras ou mesmo a utilização de óleos de peixes e algas na composição de remédios. Eu vejo que o IFSC contribuiu muito para a minha formação, principalmente, para desenvolver o senso crítico, a aprender a pesquisar e ler e ver que na ciência não há opinião sem embasamento.”

A egressa do técnico em Recursos Pesqueiros Heloyse Caetano Vargas foi aprovada no curso de Engenharia Florestal da UFSC. “Eu procurei uma área em que eu pudesse continuar estudando as questões ambientais que é um tema que nós trabalhamos muito em Recursos Pesqueiros. Eu vejo que ter feito um curso técnico vai agregar e muito na minha graduação. Eu fui bolsista do projeto “Aprendendo com o mar”, participava das atividades no barco-escola, no laboratório de zoologia e de microalgas e no acompanhamento do cultivo de peixes nos aquários e nos tanques.”

O egresso do técnico em Mecânica Guilherme Lettmann Penha foi aprovado no curso de Engenharia Elétrica da UFSC. “No IFSC, nós temos matérias muito difíceis e a gente aprende a fazer muito exercício o que ajuda a estudar. Eu vejo que o que aprendi em Física, em eletricidade ou mesmo questões industriais que trabalhamos na mecânica irão contribuir para a minha formação como engenheiro.”

Aprovação na USP

Além dos aprovados na UFSC, o Câmpus teve também a aprovação de um egresso no curso de Engenharia Aeronáutica da USP. Bernardo Silva Botelho concluiu o técnico em Mecânica no Câmpus Itajaí em 2019. “Eu dei uma olhada nas disciplinas que vou cursar na engenharia e percebi que muitos tópicos são semelhantes ao que eu já havia estudado no IFSC, mas que agora irei estudá-los de uma forma mais aprofundada. Eu vejo que os conhecimentos que tive na área de Física e em resistência de materiais no IFSC me auxiliaram a se preparar para a prova.”

ENSINO CÂMPUS ITAJAÍ