MIssão LIDERE oportuniza experiência única aos estudantes de Lages

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 06 fev 2023 11:47 Data de Atualização: 06 fev 2023 12:09

De 4 a 14 de janeiro alunos e professores do IFSC Câmpus Lages estiveram em Portugal na Missão Acadêmica LIDERE. Foram 10 dias intensos de capacitação e visitas técnicas em solo lusitano aprendendo sobre empreendedorismo e valorização dos produtos locais. A ação foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo - LIDERE, que é mantido pelo IFSC em parceria com o Órion Parque Tecnológico e o Instituto Politécnico de Beja, em Portugal, onde a atividade ocorreu.

"A viagem foi muito boa em termos de organização e de aproveitamento dos alunos. Tivemos todo o apoio do Instituto Politécnico de Beja, que foi nos buscar lá em Lisboa e levou até o local, ajudou com alimentação e hospedagem. O custo foi de cinco euros por dia, ou seja, basicamente uma taxa", comenta Thiago Meneghel, professor de Administração do IFSC Lages e coordenador local do LIDERE.

A delegação de Lages contou com 16 alunos (oito do IFSC Lages e oito do programa de mestrado da Uniplac) e dois professores, além do professor Thiago, a professora Larisse Kupski também esteve presente. A comitiva foi recebida pelo prefeito local e pelo presidente da Associação Empresarial de Beja. Segundo Thiago, os anfitriões organizaram um roteiro de atividades completo, com visitas técnicas e culturais, além da capacitação em si. "O foco principal da disciplina e dos estudos foi o empreendedorismo, em especial sobre as  potencialidades locais ou regionais", completa.

Um dos focos do LIDERE é o auxílio aos produtores locais para aquisição do selo de origem, uma certificação que atesta a qualidade de produtos de certa região. Quanto a isso, foi possível perceber as semelhanças e diferenças entre esse assunto no Brasil e em Portugal. "Aqui nós temos o mel de bracatinga, como um patrimônio da nossa região, nós temos a maçã de São Joaquim, os vinhos de altitude, o queijo Serrano. Lá, eles têm a gastronomia Alentejana, a carne de porco, eles têm o vinho de talha, enfim, são produtos diferentes, mas a ideia de você promover o desenvolvimento local, a partir do patrimônio local é parecida", complementa.

Uma das vantagens em realizar a atividade, segundo Thiago, é poder se antecipar a problemas que hoje ocorrem em Portugal, visto que o país europeu hoje tem uma população economicamente ativa menor que o Brasil, com muitos idosos na sociedade. E isso gera desafios ao setor produtivo. "Então essa é uma realidade que nós vamos enfrentar aqui na nossa região. Daqui uns 20, 30 anos e é bom essa troca de experiências para a gente se antecipar a possíveis ações", completa.

Apesar de ser uma atividade possível para poucos alunos, em virtude de vagas limitadas e também dos custos, já que havia a necessidade de compra de passagens aéreas, o coordenador aponta como bastante positiva a experiência para os alunos que lá estiveram. "Para os alunos foi um ganho extraordinário. Nós colocamos essa atividade no mês de janeiro, justamente porque imaginamos que seria mais fácil aos estudantes pegarem férias das suas atividades laborais. E realmente foi um ganho extraordinário, é muito diferente você ter uma disciplina de empreendedorismo aqui no Brasil, teórica, e uma fora do país de maneira prática. Um outro patamar você ter essa disciplina no outro país e conhecendo estratégias, olhares, pontos de vista, visões de mundo diferentes estando no local", adiciona o coordenador.

Para os alunos, a experiência foi não menos importante e impactante. o Aluno Carlos Augusto Mendes Ricci, do curso de pós-graduação em Marketing do Câmpus Lages, avalia com sucesso a missão. "A experiência dessa atividade foi incrível. Ter a oportunidade de conhecer um país novo e cursar uma disciplina, abriu um leque de ideias e possibilidades. Como tivemos diversas atividades práticas, conseguimos visualizar de forma real como o empreendedorismo funciona em diversos segmentos e suas peculiaridades locais", comenta.

O aluno complementa que, além de agregar ao currículo, essa oportunidade trouxe uma expansão na prática do que se vê no curso. Além disso, mostra as diferenças e similaridades entre o empreendedorismo nos dois países. Para Carlos, ter o IFSC na cidade foi fundamental, pois sem essa oportunidade, dificilmente ele conseguiria realizar uma formação dessa natureza. "Não fosse pelo IFSC não teria feito. As atividades e as visitas realizadas em parceria do IFSC com o IPBEJA nos proporcionaram experiências e conhecimentos únicos. A interação, acolhimento e acesso entre nós e o pessoal de Portugal foi fundamental, nos sentimos à vontade e a troca acabou se tornando mais rica e proveitosa.", conclui o aluno.

Ainda em 2023, dois professores do IPBeja e dois alunos estarão em Lages para realizarem a mobilidade e auxiliarem nas atividades. Em 2022 houve a inauguração dos espaços do LIDERE em Lages, no Órion Parque, e em Beja, com a presença dos participantes de ambos os países. Para Thiago Meneghel, coordenador do LIDERE, esse tipo de atividade, além de valorizar o laboratório como agente importante no tema, traz ganhos para o IFSC de maneira geral. "A cada nova atividade, a cada novo processo o LIDERE se fortalece. E o objetivo principal dele é fomentar o desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo sustentável e do empreendedorismo endógeno, que é aquele que  fortalece as pessoas do próprio local. E essa atividade contribui para esse objetivo na Serra Catarinense e no baixo Alentejo. Acho que a gente tá no caminho certo.", finaliza.

CÂMPUS LAGES INTERNACIONAL NEWS