IFSC de Jaraguá do Sul é uma das dez escolas que mais aprovam no Vestibular Unificado UFSC/IFSC

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 06 fev 2023 09:37 Data de Atualização: 06 fev 2023 09:43

O Câmpus Jaraguá do Sul-Centro do IFSC ficou entre as dez escolas com maior índice de aprovação de estudantes no Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023. O câmpus obteve um percentual de 34,62%, com 18 candidatos aprovados entre 52 egressos dos cursos de ensino médio técnico que tentaram uma vaga na graduação. O índice de aprovação coloca o IFSC de Jaraguá do Sul na 10ª posição entre as escolas que tiveram pelo menos dez estudantes inscritos no vestibular.

Os câmpus de Joinville (43,75%), de Xanxerê (38,10%) e de Florianópolis (34,66%) também estão entre as 10 instituições com mais de 10 aluno inscritos com maior aprovação. Joinville ficou em primeiro lugar na lista, Xanxerê ficou em quinto lugar e Florianópolis em nono. A lista completa, divulgada pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), pode ser acessada aqui e inclui escolas públicas e particulares.

Segundo o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade, Jean Raphael Zimmermann Houllou, o desempenho de destaque do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro é resultado de diversos fatores. “São diferenciais de nossa escola o nível de formação acadêmica dos professores, com muitos mestres e doutores, o tempo que os docentes têm para planejar suas aulas, a existência de projetos como o ‘Conectando Saberes’ que amplia a visão científica dos estudantes e, por consequência, o modo como veem os conhecimentos produzidos pela ciência e, ainda, nossa formação profissional atrelada à formação escolar, o que traz uma responsabilidade ampliada para com as competências trabalhadas”, aponta.

A Coperve separa o IFSC por câmpus em suas estatísticas. Levando em conta o total de inscritos oriundos de todo o IFSC como se fossem de uma única escola, o índice de aprovação geral seria de 31,32%.

Vestibular não é foco

Embora o IFSC não seja uma escola voltada à preparação dos estudantes para o vestibular, os resultados atestam a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Além disso, confirma o esforço coletivo de formação de estudantes que estiveram, por cerca de dois anos, em aulas remotas em razão da pandemia de Covid-19.

Confira o índice de aprovação por câmpus do IFSC:
Jaraguá do Sul – 34,62%
Joinville – 43,75%