O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Além da conclusão do ensino médio, curso prepara para o mercado de trabalho

ENSINO Data de Publicação: 17 mai 2019 07:00 Data de Atualização: 17 mai 2019 08:16

“Conseguir essa vaga no IFSC foi 50% do meu sonho”. A frase é de autoria de Rosileia de Fátima Rodrigues, 50 anos, egressa há três anos do curso Técnico em Cozinha do Câmpus Florianópolis-Continente. 

Segundo ela, esse curso foi uma benção em sua vida. “Junto com o curso técnico, consegui também me formar no segundo grau”, destaca ela que foi aluna do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e que concomitantemente prepara com um curso técnico para o mercado de trabalho.

Leia, como costuma ser chamada, fazia o curso à noite, das 18h às 22h, após sua jornada de trabalho, que iniciava às 6h15 com a primeira panela no fogo. Ela produzia marmitas na época. Ela conta que saía de casa às 16h30 devido ao trânsito e também pelo fato de ela ir para as aulas de transporte coletivo (ônibus). "Chegava de volta em casa às 23h30", relata ela. 

Mas essas não eram as maiores dificuldades de Rosileia. E sim, matemática. "Mas encontrei uma professora que, além de ser professora, era um anjo para todas nós. Elenita o nome dela. Professor Caio também foi um grande mestre e tenho muito a agradecer. Professora Silvana, de Cozinha Brasileira, me encantei", reconhece a ex-aluna. 

Rosileia conta que atualmente está “correndo atrás dos outros 50% do meu sonho”: montar seu próprio restaurante. “Com essa crise tudo tornou-se mais dificil. Não é que desisti. Só vou adiar um pouco. E vou conseguir”, afirma ela, que segue atuando no ramo da alimentação, com a produção de marmitas e trabalhando  em alguns eventos na região.

O curso

Os cursos de Educação de Jovens e Adultos (Eja) Técnicos  é dirigido a quem não cursou o Ensino Médio e possui 18 anos ou mais. O aluno tem a oportunidade de fazer o Ensino Médio ao mesmo tempo que o curso técnico. A seleção dos candidatos é feita por sorteio, e a duração média dos cursos é de dois a três anos e meio. As aulas acontecem no turno da noite.

Para a realização do curso, o Câmpus apresenta laboratórios de aulas práticas como laboratório de habilidades básicas de cozinha, de produção, de bebidas, de panificação, de confeitaria  e restaurante pedagógico.

E o curso, além de disciplinas normais do Ensino Médio, como biologia, matemática, química, física, português, oferece o conhecimento especializado da área como cozinha clássica francesa e italiana, habilidades básicas de cozinha, higiene e manipulação de alimentos, nutrição e restrições na produção de alimentos, planejamento de cardápios, ambientação profissional em cozinhas temáticas, e materiais e custos.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.