Projeto do Câmpus Canoinhas divulga pesquisa de preços da cesta básica de janeiro

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 08 fev 2023 20:42 Data de Atualização: 08 fev 2023 21:11

O projeto “Acompanhamento da inflação da cesta básica em Canoinhas-SC” divulgou a primeira pesquisa de 2023, com preços dos produtos da cesta básica. Em janeiro, o custo da cesta básica em Canoinhas ficou em R$ 612,59 e apresentou uma redução de 1,04% em relação ao valor anterior, que foi de R$ 619,01 em dezembro. No primeiro mês do ano, o custo da cesta básica representou 47,05% do novo salário mínimo vigente a partir de 1º de janeiro, de R$ 1.302 reais.

Iniciado em maio do ano passado, o projeto é desenvolvido por estudantes do curso técnico integrado em Alimentos e do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas do IFSC. Semanalmente, estudantes visitam seis supermercados da cidade para coletar os preços dos produtos integrantes da cesta básica: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão, café em pó, frutas, açúcar, óleo e manteiga.

Depois, os dados são analisados para formação das estimativas do valor da cesta básica e do percentual de comprometimento do salário mínimo para aquisição da cesta básica, além do cálculo da inflação na cesta de um mês para o outro.

Coordenada pelos professores Luiz Paulo de Lima e Jefferson Treml, a pesquisa usa a metodologia de coleta e análise de dados implementada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Variação de preços

Os produtos com maior aumento de preço em relação ao mês anterior foram batata (13,57%), leite (12,46%), feijão (5,93%), pão francês e arroz (empatados em 5,08%).

Alguns produtos tiveram redução de preço: tomate (20,36%), banana (3,22%), açúcar (1,63%), carne (1,54%) e café em pó (0,76%).

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS