Confirmada a oferta do bacharelado em Enfermagem no segundo semestre

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 27 mai 2019 07:00 Data de Atualização: 24 mai 2019 11:30

Agora é oficial: o Câmpus Joinville vai ofertar o curso superior de bacharelado em Enfermagem no próximo semestre. O curso faz parte da lista de vagas ofertadas pelo IFSC via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Edital nº 08/2019/2, que detalha a distribuição de 792 vagas em cursos superiores (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia) no segundo semestre de 2019, foi publicado nesta quarta-feira (22). No total, serão 21 cursos nos câmpus Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Palhoça Bilíngue e São José.

Além do curso superior em Enfermagem, com 24 vagas no período matutino, o Câmpus Joinville também terá vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar (40), no período noturno, e Engenharia Mecânica (40), também à noite. As aulas começam no dia 29 de julho.

Podem concorrer às vagas estudantes que tenham feito todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e tenham obtido pelo menos 300 pontos na redação. Além disso, é obrigatório ter ensino médio completo ou diploma de ensino superior. Todas as exigências estão detalhadas no edital. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site do Sisu, de 4 a 7 de junho de 2019. No ato da inscrição, o candidato deve informar se deseja participar por ampla concorrência ou pelo sistema de cotas para escolas públicas.

Os selecionados na chamada única terão os nomes divulgados em 10 de junho e as matrículas serão feitas nos dias 12, 13, 14 e 17 de junho. Todos os demais detalhes do processo do Sisu, como regras para composição de lista de espera, chamadão e outras normas devem ser consultados no Edital de Ingresso nº 08/2019/2.

Enfermagem

Autorizado pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC, órgão máximo de deliberações da instituição, em 20 de fevereiro de 2017, o curso aguardava a autorização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) para funcionamento e inclusão no Sisu. Os avaliadores do Inep estiveram no Câmpus nos dias 1º e 2 de outubro de 2018, quando analisaram as instalações físicas, os documentos institucionais norteadores e a documentação funcional e acadêmica dos professores.

"Foi um trabalho sério de toda equipe envolvida e que culminou com uma nota 4 para o curso", exaltou o diretor do Câmpus Joinville, Valter Vander de Oliveira, durante o anúncio da autorização para o funcionamento do curso, no dia 18 de outubro do ano passado, durante a visita do então Ministro da Educação, Rossieli Soares. Como a confirmação foi oficializada após o encerramento do prazo de inclusão dos cursos para o primeiro semestre, a oferta teve que ser adiada para o próximo semestre.

A oferta em Joinville atende a uma demanda regional, já que o curso de Enfermagem do IFSC será o primeiro curso público na área de Saúde de Joinville e do norte catarinense. Atualmente, existem apenas três cursos de bacharelado em Enfermagem na rede pública de Santa Catarina: em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundado em 1968, e em Chapecó, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), fundados em 2004 e 2010, respectivamente.

O início do curso superior de Enfermagem acontece em um período de comemoração histórica para o IFSC. Neste ano, o curso técnico em Enfermagem completa 25 anos de funcionamento em Joinville. O curso técnico foi o primeiro ofertado pelo IFSC em Joinville, a partir de 1994, como extensão da unidade Florianópolis da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Até agora, já foram formados cerca de mil profissionais nesta área, o que representa um público em potencial para o curso de graduação.

Graças ao curso técnico, o Câmpus Joinville dispõe de condições para o desenvolvimento do curso superior. O atual Laboratório de Enfermagem, utilizado para o curso técnico, contempla as áreas de semiotécnica, semiologia, clínica médica, clínica cirúrgica, centro cirúrgico, UTI, pediatria e ginecologia, além de espaços para estudo de microbiologia, anatomia e fisiologia humana.

Com duração de dez semestres, o bacharelado em Enfermagem terá entrada anual, alternada com o ingresso do curso técnico em Enfermagem.

Vagas no Câmpus Joinville 2019.2

Enfermagem - matutino – 24 vagas