Jifsc 2019: abertura com agradecimentos e novidades

EVENTOS Data de Publicação: 11 jun 2019 07:56 Data de Atualização: 11 jun 2019 08:01

Nesta segunda-feira (10) teve início mais um Jifsc, os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina. A oitava edição está sendo realizada em Blumenau, no Complexo Esportivo do SESI, e vai até a próxima quarta-feira (12) para os alunos dos cursos técnicos integrados. A fase dos cursos gerais será nos dias 5 e 6 de julho, em Florianópolis.

"Quero pedir uma salva de palmas aos servidores do IFSC, que mesmo com todas adversidades e incertezas trabalharam para que a realização do JIFSC acontecesse. Mesmo precisando de adaptações, era muito importante para gente mostrar a força e a importância que damos a essas atividades para a formação dos nossos estudantes". Assim a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, abriu seu discurso na cerimônia.

A diretora-geral do Câmpus Gaspar (anfitrião do evento) destacou o caráter pedagógico dos jogos. "Esse é um momento onde a gente olha o tamanho e a força que nós adquirimos. E que esse JIFSC seja uma comemoração dessa força que é muito maior quando estamos unidos. Que sejam jogos para um JIFSC cada vez melhor, cada vez mais inclusivo. Nós não temos ao nosso lado adversários, mas temos colegas da mesma rede", completa.

Novidade

A edição de 2019 trouxe um mascote: é o JIFSCão, que vai animar a galera nos dias dos jogos daqui para frente. "Escolhemos o cachorro por ser um animal presente em todos os câmpus, que não faz diferenciação de raça ou gênero e que está sempre animado", esclarece a coordenadora de eventos esportivos do IFSC, Isabella Ramos Boing. O desenho da peça foi feito pelo programador visual do IFSC Henrique Lara, e a fantasia confeccionada pela professora do curso de Moda de Araranguá, Pieirina Porcel Sanches em conjunto com os bolsistas do curso. O juramento dos atletas foi realizado pelo aluno do Câmpus Gaspar Tiago Reinert Leal.

A atração cultural da abertura ficou com o grupo de dança Eintrachtvolkstanzgruppe, que performou danças típicas alemãs, e do Grupo de Dança do Câmpus Gaspar.

Confira o vídeo da transmissão da abertura pela IFSCTV.

EVENTOS NEWS