IFSC completa 25 anos de funcionamento em Jaraguá do Sul

EVENTOS Data de Publicação: 24 jun 2019 08:23 Data de Atualização: 24 jun 2019 16:26

Um somatório de esforços envolvendo empresários, comunidade jaraguaense, poder público e servidores da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC). Foi por meio do trabalho coletivo que, em 1994, surgiu em Jaraguá do Sul a primeira unidade de ensino da instituição fora da Grande Florianópolis. Ao atingir 25 anos de funcionamento no município, a escola ostenta a marca de cerca de cinco mil diplomas e certificados emitidos, além de obras recém-inauguradas e a perspectiva de implantação do novo curso de graduação em Design de Moda já no próximo semestre.

Para comemorar as duas décadas e meia de idade foram realizadas, no câmpus, diversas atividades durante o mês passado. Uma das principais foi a cerimônia na noite de 29 de maio, com a participação de pessoas envolvidas nas primeiras etapas da implantação do IFSC em Jaraguá do Sul. Entre elas esteve o empresário Vicente Donini, fundador da Marisol, que recordou a difícil articulação junto à Câmara de Vereadores para ceder o prédio e o terreno para a Escola Técnica Federal. “Havia um medo de que a cidade perderia aquele patrimônio, mas convencemos eles mostrando que, mesmo indo para o governo federal, a escola ficaria aqui e beneficiaria os jaraguaenses”, lembrou.

Uma das presenças marcantes na cerimônia foi a do egresso William Freiberger, formado na primeira turma do curso técnico em Eletromecânica do câmpus. “Meu diploma não mente: registro número três na folha número um. Fiquei muito contente em voltar aqui depois de tantos anos e ver que, apesar das grandes mudanças, a escola continua oferecendo aulas de muita qualidade. Ter estudado aqui foi um dos diferenciais da minha formação”, comentou.

A cerimônia de homenagem aos 25 anos do IFSC em Jaraguá do Sul contou com a participação de ex-diretores, empresários e da reitora do Instituto, Maria Clara Kaschny Schneider.

Assista também às apresentações realizadas pela orquestra do câmpus na abertura daquela noite.

Uma maneira diferente de conhecer o efeito de 25 anos de atuação no município foi trazer, para o câmpus, estudantes formados ao longo desse período. Esse foi o objetivo da mesa redonda que reuniu nove ex-alunos formados entre 2005 e 2018. Um dos egressos foi Alfeu Sehn, que se formou no então Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) no curso técnico Têxtil em Malharia. “Foram colegas de trabalho que me falaram daqui, na época. Vim, fiz o curso e continuo usando os conhecimentos que aprendi aqui. Atualmente tenho uma empresa nessa área”, contou. Confira outros depoimentos deixados pelos estudantes formados no IFSC.

Para encerrar as atividades em alusão aos 25 anos do IFSC em Jaraguá do Sul, a Coordenadoria Pedagógica organizou uma gincana envolvendo estudantes, egressos, servidores e comunidade. As provas envolveram desde apresentações culturais e competições artísticas até a arrecadação de roupas para entidades beneficentes. A equipe campeã foi a ModeTop, à frente das demais seis equipes inscritas na gincana.

Para o diretor-geral do câmpus, Jaison da Maia, um dos principais desafios que o IFSC possui após duas décadas e meia de atuação no município é, infelizmente, lutar para manter a qualidade dos cursos já oferecidos. “Estamos enfrentando um bloqueio orçamentário que nos prejudica diretamente. Por isso, além da busca pela ampliação de vagas para a população nos diversos cursos oferecidos no Instituto, nossa preocupação atual é com a manutenção da qualidade naquilo que já ofertamos”, destacou.

Ouça aqui a entrevista do diretor-geral ao programa “IFSC na Comunidade”.

História

A escola de Jaraguá do Sul foi criada oficialmente em 18 de maio de 1994, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) da Portaria Ministerial nº 724. Ao lado de Florianópolis e São José, foi a terceira unidade de ensino da ETFSC. Hoje, porém, figura como um dos irmãos mais velhos em meio a 22 câmpus do IFSC espalhados pelo estado. Em 2010 sofreu uma divisão, dando origem ao segundo endereço do IFSC no município: o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau – na época chamado de Câmpus Geraldo Werninghaus, que levou para o novo bairro os cursos das áreas de mecânica e eletrotécnica.

No Câmpus Jaraguá do Sul-Centro são oferecidos cursos de ensino médio técnico em Química e em Modelagem do Vestuário, além do ensino médio profissionalizante para Jovens e Adultos (Proeja) na área de Vestuário. Também fazem parte da lista de cursos o técnico subsequente em Vestuário, o técnico subsequente em Têxtil e duas graduações, uma em Licenciatura em Física – que completou dez anos de implantação – e outra em Tecnologia em Design de Moda, que terá sua primeira turma no segundo semestre deste ano.

Além da unidade do Centro, o IFSC conta no município com o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, que oferece os cursos técnicos subsequentes em Mecânica e em Eletrotécnica, o curso técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas e, também, duas graduações: um tecnólogo em Fabricação Mecânica e um bacharelado em Engenharia Elétrica.

EVENTOS NEWS