Estudantes do Câmpus Araranguá concorrem ao Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

INOVAÇÃO Data de Publicação: 24 jun 2019 16:05 Data de Atualização: 24 jun 2019 16:13

Estudantes do Câmpus Araranguá estão se preparando para um grande desafio. Nos dias 30 de julho e 1º de agosto, eles vão participar do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, concorrendo a até dez mil reais para tirar do papel uma ideia que tiveram durante o curso técnico em Eletromecânica. O Desafio ocorre durante o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei).

O projeto dos alunos Ana Caroline Motta Caetano, Eric Mattos, Luana da Silva Ismael, Rômulo de Freitas Michels, orientados pelo professor Mauro Orcelli, foi selecionado entre as 15 melhores ideias apresentadas por estudantes do IFSC na edição 2019 do prêmio. Eles vão apresentar um simulador de lançamentos multiesportivo, ideia que nasceu do gosto dos estudantes pelo esporte.

“Primeiro queria saber o que eu sozinho gostaria de fazer. Pensei no que gostava e nos sonhos. E as primeiras coisas que se passaram em minha cabeça foram o amor pelo vôlei junto com a vontade de treinar com equipamentos utilizados por equipes profissionais. Além do gosto que tenho pelas matérias do curso, como a fabricação, programação, desenho, entre outras. Em seguida, pensei em um possível grupo e no que cada um simpatizava. Então veio a ideia de fazer um simulador de ataques de voleibol”, conta Rômulo, um dos integrantes da equipe.

O projeto consiste em uma máquina lançadora de bolas, aprimorada a partir de modelos já existentes, para vários esportes além do vôlei. “Queríamos atender a uma necessidade do Câmpus, mas a ideia foi se expandindo para um empreendimento, uma coisa inovadora, que tivesse maior utilidade e versatilidade”, explica Luana.

Todos os integrantes da equipe estão se formando no curso técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio. De 37 projetos inscritos de todo o Instituto Federal, eles foram selecionados entre os 15 melhores.

“Os quatro ficaram pulando [quando souberam da notícia]. A gente estava no meio de uma aula de História. A nossa expectativa é ganhar. Queremos muito trazer essa máquina para o Câmpus”, diz Ana Caroline. “O sentimento é de conquista, principalmente se tratando de um projeto voltado ao ensino do esporte. A expectativa agora é aproveitar ao máximo a elaboração da máquina e com a experiência do Desafio alcançar ainda mais”, complementa Eric.

O objetivo do Desafio IFSC é estimular o espírito empreendedor e preparar os alunos para os desafios do mercado e para as oportunidades de negócio. Podem participar alunos matriculados em cursos regulares do IFSC. Na edição 2019, serão premiadas as oito melhores ideias, com valores que vão de R$ 4 mil a R$ 10 mil, para que os projetos sejam colocados em prática.

O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2019 é uma ação integrante do Pacto pela Inovação.

INOVAÇÃO NEWS