O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Protótipo de braço robótico e minifoguetes, desenvolvidos no Câmpus Gaspar, marcam presença no Sepei

INOVAÇÃO Data de Publicação: 26 jun 2019 07:00 Data de Atualização: 25 jun 2019 15:57

Foi pensando nas condições de trabalho em lugares com temperaturas extremas que o professor de Informática do Câmpus Gaspar Leonardo Rauta e as já egressas dos cursos técnicos integrados Ana Júlia Volpi e Nayane Dal-Ri trabalharam no projeto “Braço robótico microcontrolado”. A pesquisa foi um dos destaques do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) de 2018, e por estar em processo de melhoria não estará presente no evento deste ano. Porém, Leonardo, mais quatro professores, e 15 alunos integram o Grupo de Foguetes do IFSC Gaspar (GFIG) e levarão para Chapecó, dias 30 e 31 de julho e 1 de agosto, minifoguetes. 

O braço robótico foi planejado para fazer os mesmos movimentos do ombro, cotovelo e mãos e tem capacidade para agarrar um objeto e deslocá-lo de um lado para outro. “Para o movimento completo, nós precisamos de várias fontes e como só temos uma é preciso fazer um movimento de cada vez. Pretendemos trabalhar para aprimorar o sistema e já começamos a pensar, junto com os alunos do curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no desenvolvimento de um aplicativo para a movimentação do braço”, explica o professor.

Antes de começarem a trabalhar na programação do microcontrolador, as alunas Júlia e Nayane precisaram estudar muito. “Durante o primeiro mês de pesquisa, nós precisamos estudar o funcionamento do arduíno e fazer testes com os sensores de temperatura. O que foi fundamental para entender todos os processos. Inclusive esses estudos me ajudaram muito também durante o intercâmbio que fiz em Portugal pelo Propicie. Eu trabalhei em um projeto de pesquisa que fazia o mapeamento de rotas turísticas em Porto, o que exigia muito raciocínio lógico”, comenta Ana Júlia.

Tanto Ana Júlia quanto Nayane participaram pela primeira vez do Sepei em 2018, e a experiência de apresentar a pesquisa que fizeram para alunos e servidores do IFSC de diversas regiões do estado as deixou muito entusiasmadas. “Para mim foi algo totalmente novo aprender programação. Eu vejo que participar de pesquisa agregou muito conhecimento e participar do Sepei foi uma grande experiência”, observa Nayane. 

Segundo Leonardo, os próximos passos com relação ao trabalho com o braço robótico microcontrolado serão melhorar seu sistema de controle e movimentação do braço, além de controlá-lo via celular.

Nova proposta

“Fizemos a proposta para demonstrar na Feira, que ocorrerá no Sepei 2019, um projeto que iniciamos nesse ano aqui no Câmpus Gaspar: pesquisa e lançamento de minifoguetes com motores comerciais e não comerciais. Em resumo, o projeto visa o desenvolvimento de propelente sólido (combustível), de motores, da aviônica e o estudo e projeto de minifoguetes.”, revela Leonardo. Segundo ele, a ideia da exposição no Sepei é apresentar os minifoguetes, os motores, os sistemas aviônicos e as bases de lançamento desenvolvidas e em quais etapas eles estão.

Em maio, o grupo participou do 6º Festival Brasileiro de Minifoguetes, em Curitiba, para fazer o lançamento de um minifoguete com motor comercial desenvolvido  e, em agosto, irão a um evento internacional, o Latin American Space Challenge (Lasc), que ocorrerá em Tatuí (SP), para fazer o lançamento de um minifoguete de alta potência que está sendo desenvolvido e que terá a bordo um experimento com leveduras para avaliar seu comportamento em microgravidade.

Os membros que constituem o Grupo de Foguetes do IFSC Gaspar (GFIG) são: 

Professores
Leonardo Rauta, de informática
Maurício Justino, de física
Hendrie Ferreira Nunes, de biologia
Daniel Monteiro, de química e
Márcio Watanabe, também de química

Alunos
Alexia Firmes - Curso Técnico em Informática 
Ana Corrêa - Curso Técnico em Química
Bárbara Mafra - Curso Técnico em Química 
Caio Penteado - Curso Técnico em Química
Gabriela Costa - Curso Técnico em Química 
Gabriele Reisch - Curso Técnico em Química
Joana Aguiar - Curso Técnico em Química
Luan da Costa - Curso Técnico em Informática
Luiz Gustavo Schnaider - Curso Técnico em Informática
Lydia Garcia -Curso Técnico em Informática 
Maria Júlia Fischer - Curso Técnico em Química
Martina Kath - Curso Técnico em Química 
Moara Lisboa - Curso Técnico em Química 
Rafael Onesko - Curso Técnico em Informática
Tainara Oliveira - Curso Técnico em Química

INOVAÇÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.