O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Setec vem ao Câmpus Criciúma conhecer certificação de competências do IFSC

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 28 jun 2019 07:45 Data de Atualização: 28 jun 2019 07:50

Representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec) estiveram nesta quinta-feira (27) no Câmpus Criciúma. O objetivo foi conhecer as experiências do Câmpus Criciúma nos cursos de certificação profissional.

A Setec coordena a política de educação profissional e tecnológica do MEC, além de responder pela manutenção, supervisão e fortalecimento das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Pela Setec, estiveram no Câmpus Criciúma Elma Pereira da Silva, Maria Emanuele Pereira Costa e Glória Maria Marinho Silva, assessoras do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da secretaria.

“Estamos revistando as portarias que orientam o Certific e quisemos conhecer as experiências nesta área. O IFSC é uma referência na implantação deste projeto”, destacou Glória Maria.

Também acompanharam a visita a pedagoga Sandra Guimarães e o professor Fernando de Castro Moura, da Pró-reitoria de Ensino do IFSC, e o professor Paulo Roberto Wollinger, do Cerfead/IFSC.

Os cursos de Certificação Profissional por Competência (Certific) são oferecidos pelo IFSC para quem tem experiência profissional em uma determinada área mas ainda não tem o diploma.  Os cursos Certific fazem parte dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (Eja) do IFSC.

Parceria

Desde 2017, o Câmpus Criciúma mantém uma parceria com o Departamento de Administração Prisional (Deap), desenvolvendo cursos de qualificação profissional, projetos de extensão e também cursos Certific nas Penitenciárias Sul e Penitenciária Feminina de Criciúma. No ano passado, mulheres que atuam numa panificadora instalada dentro da Penitenciária Feminina receberam a certificação em boas práticas em manipulação de alimentos, assim como reeducandos da Penitenciária Sul foram certificados por sua atuação como montadores de esquadrias de alumínio, serviço que realizam dentro da penitenciária.

“O IFSC é referência no país em oferta de cursos de certificação de saberes e competências e, além disso, somos pioneiros no desenvolvimento destas experiências nas penitenciárias. Neste sentido, a Setec veio ao Câmpus conhecer uma experiência até então inédita”, explica a coordenadora de Extensão do Câmpus Criciúma, Marisilvia dos Santos.

Pela manhã, as assessoras da Setec estiveram reunidas com membros da direção do Câmpus, que apresentou os resultados das ações realizadas pelo IFSC nas penitenciárias de Criciúma. À tarde, o grupo esteve nas duas penitenciárias para conhecer a panificadora e a oficina de montagem de esquadrias de alumínimo. A diretora da Penitenciária Sul, Maira Aguiar Montegutti, e o responsável regional pela educação no Deap, Max Dagostin, acompanharam a visita.

CÂMPUS CRICIÚMA GOVERNO FEDERAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.