Alunos do Ensino Médio técnico em Mecânica apresentam trabalhos de geometria espacial

ENSINO Data de Publicação: 28 jun 2019 09:00 Data de Atualização: 28 jun 2019 08:01

Nas aulas de matemática do sexto módulo do Ensino médio técnico integrado em Mecânica, os alunos do Câmpus Itajaí tiveram o desafio de construir um objeto que envolvesse figuras espaciais e que estivessem relacionadas ao curso de Mecânica. Depois de muitas idas aos laboratórios e de muitos cálculos, eles construíram uma furadeira de bancada, uma fresadora, um painel de ferramentas e uma máquina de solda utilizando materiais reciclados e reaproveitando algumas peças.

A atividade foi realizada nas aulas da professora Roberta Sodré e cada grupo precisou escrever um projeto, fazer o desenho das peças à mão, realizar os cálculos de volume e área total de pelo menos três figuras geométricas utilizadas e construir o objeto levando em consideração às proporções das peças. “Eu percebo que os alunos acham mais simples fazer os cálculos pensando em um objeto real do que apenas algo abstrato e que com essa atividade eles começam a perceber que muito do que nos cerca é formado por essas figuras geométricas”, avalia a professora.

Além de uma atividade de sala de aula, o trabalho está diretamente relacionado ao dia a dia de um técnico em Mecânica. “Esse profissional precisa a todo momento pensar na construção de peças e é importante que ele saiba fazer esses cálculos de volume e área inclusive para pensar nos valores que serão gastos”, afirma Roberta.

ENSINO CÂMPUS ITAJAÍ