Pular para o conteúdo

Notícias

Alunos do Ensino Médio técnico em Mecânica apresentam trabalhos de geometria espacial

ENSINO Data de Publicação: 28 jun 2019 09:00 Data de Atualização: 28 jun 2019 08:01
Alunos do Ensino Médio técnico em Mecânica apresentam trabalhos de geometria espacial

Nas aulas de matemática do sexto módulo do Ensino médio técnico integrado em Mecânica, os alunos do Câmpus Itajaí tiveram o desafio de construir um objeto que envolvesse figuras espaciais e que estivessem relacionadas ao curso de Mecânica. Depois de muitas idas aos laboratórios e de muitos cálculos, eles construíram uma furadeira de bancada, uma fresadora, um painel de ferramentas e uma máquina de solda utilizando materiais reciclados e reaproveitando algumas peças.  

A atividade foi realizada nas aulas da professora Roberta Sodré e cada grupo precisou escrever um projeto, fazer o desenho das peças à mão, realizar os cálculos de volume e área total de pelo menos três figuras geométricas utilizadas e construir o objeto levando em consideração às proporções das peças. “Eu percebo que os alunos acham mais simples fazer os cálculos pensando em um objeto real do que apenas algo abstrato e que com essa atividade eles começam a perceber que muito do que nos cerca é formado por essas figuras geométricas”, avalia a professora.

Além de uma atividade de sala de aula, o trabalho está diretamente relacionado ao dia a dia de um técnico em Mecânica. “Esse profissional precisa a todo momento pensar na construção de peças e é importante que ele saiba fazer esses cálculos de volume e área inclusive para pensar nos valores que serão gastos”, afirma Roberta.

ENSINO CÂMPUS ITAJAÍ