Alunos apresentam pratos típicos saudáveis em feira de restaurantes sustentáveis

ENSINO Data de Publicação: 09 jul 2019 15:07 Data de Atualização: 09 jul 2019 15:11

Em uma atividade interdisciplinar, que envolveu as matérias de espanhol, físico-química, química inorgânica, história, sociologia, administração e biologia, os alunos das terceiras fases dos cursos do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática e Química foram desafiados a criar, hipoteticamente, restaurantes sustentáveis tendo como referência a culinária de países hispânicos. A proposta era pensar em empreendimentos sustentáveis e em formas de promover adaptações em pratos típicos para torná-los mais saudáveis. O resultado dos trabalhos foi apresentado, no último dia 2, em uma feira realizada no Câmpus Gaspar.

“O livro didático que nós usamos em espanhol é bastante interdisciplinar e convida os alunos a fazerem essa ponte com outras áreas do conhecimento trabalhando temas transversais. Nós resolvemos trazer para discussão em sala de aula a questão da alimentação saudável até como uma forma deles pensarem em seus próprios hábitos. Na feira eles tinham que defender essa ideia e apresentar por que o restaurante que criaram era sustentável”, explica a professora de espanhol Luiziane Rosa.

Os alunos produziram diferentes pratos e até se aventuraram em pensar na cozinha molecular usando conceitos que aprenderam nas aulas de química. “A proposta da atividade era oferecer um novo olhar sobre o que eles comem, para que avaliassem se comem bem e inclusive para que pensassem em questões que envolvem o empreendedorismo”, avalia Luiziane.

ENSINO CÂMPUS GASPAR NEWS