Professor do Câmpus São José desenvolve videoaulas para auxiliar estudantes com dificuldades de aprendizagem

ENSINO Data de Publicação: 10 jul 2019 15:58 Data de Atualização: 10 jul 2019 16:38

O vídeo pode ser uma importante ferramenta didática para o ensino. No Câmpus São José, o professor Jesué Graciliano da Silva produziu cerca de 220 vídeos para ensinar conteúdos de projetos, estatística, eletricidade, termodinâmica, mecânica dos fluidos, mecânica dos sólidos e transformação de calor e tecnologias da informação e da comunicação. A iniciativa é resultado de um projeto de ensino aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus.

Para produzir os vídeos, Jesué usa um aplicativo para tablet que funciona como lousa digital. Nele, desenha objetos e escreve fórmulas que ajudam a repassar o conteúdo. O próprio aplicativo gera o vídeo e sobe-o automaticamente em várias plataformas que o usuário pode escolher - o professor do Câmpus São José usa o YouTube. Jesué usa uma versão paga do aplicativo, mas há também versão gratuita.

O trabalho é resultado de um projeto de ensino submetido pelo professor e aprovado pelo Colegiado de Ensino,  do câmpus - com isso, ele pôde registrar quatro horas semanais no seu Plano Semestral de Atividades Docentes (Psad) para elaborar os vídeos. Ele surgiu com o objetivo de auxiliar estudantes do curso técnico subsequente em Refrigeração e Climatização com dificuldade de aprendizado. “É um material complementar, que não substitui os vídeos”, explica.

“Estudantes de cursos subsequentes muitas vezes têm mais dificuldade de acompanhar assuntos técnicos”, comenta Jesué, destacando que esse público é formado predominantemente por pessoas que trabalham e estudam. Além de disciplinas que o professor ministra, também há conteúdos de outras unidades curriculares, que ele produziu depois de consultar os docentes responsáveis. Todos os vídeos estão disponíveis abertamente no canal do professor no YouTube.

ENSINO NEWS