Visitas técnicas e culturais de imersão também estão entre as atrações do evento

SEPEI Data de Publicação: 15 jul 2019 12:54 Data de Atualização: 22 jul 2019 13:40

O Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) é o principal encontro anual da comunidade acadêmico-profissional do IFSC, reunindo mais de 500 relatos de experiências desenvolvidas em sala de aula, laboratórios e entorno dos câmpus. Nesta oitava edição, são esperados mais de 1,5 mil participantes para três dias de evento. Serão sessões técnico-científicas, imersões culturais, palestras, feira tecnológica, hackathon, workshop de empreendedorismo júnior, torneio de robótica, festival de bandas, visitas culturais e outras atrações.

Algumas atividades são promovidas pelo IFSC em parceria com instituições da região oeste para ampliar a visibilidade do trabalho do instituto. Para o coordenador-geral do Sepei 2019, André Dala Possa, a comissão buscou aplicar no formato do evento estratégias para ampliar a participação de estudantes, servidores e comunidade externa.

Promover a integração sociocultural com a região-sede é o objetivo das visitas técnicas e culturais de imersão, agendadas para a tarde de quinta-feira (1). Um City Tour irá propocionar um passeio por alguns pontos turísticos de Chapecó, dentre eles a Arena Condá, Catedral, Monumento do Desbravador, Museu da História da Arte de Chapecó, e Galeria de Arte Dalme Marie Grando Rauen. Outra programação prevista é o pic-nic na Cascata S'Manella, que sediou obras de uma hidrelétrica na década de 60 que nunca entrou em funcionamento. A Cascata S´Manella é formada por três quedas, oriundas do Rio Chapecozinho. Também dentre as visitas programadas está um passeio na ervateira Chirú. Uma programação dirigida somente a maiores de 18 anos é a da Cervejaria Dalla, que inclui visita técnica guiada na fábrica.

Com finalidade de estudo, pesquisa e educação ambiental, conhecer a Floresta Nacional de Chapecó, acompanhada de uma engenheira florestal também é uma das opções, que inclui palestra e trilha. Outro programa científico é a ida ao maior museu entomológico da América Latina, Fritz Plaumann, que contém cerca de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos, das quais 1.500 foram descobertas pelo próprio Fritz.

Para participar das visitas técnicas e de imersão cultural, é necessária a inscrição prévia no site do evento.

Mais

A 8ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (8º Sepei) vai acontecer de 30 de julho a 1º de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes de Chapecó.

Com a temática “Mundo digital e futuro do trabalho”, o evento configura-se no principal espaço de circulação de ciência do IFSC, com apresentação de resultados das práticas da educação profissional. O 8º Sepei recebeu 1.809 pedidos de inscrição e 625 trabalhos submetidos. Desse montante, 446 são para apresentações orais, 179 para pôster digital.

Para mais informações, acesse o site do Sepei.

Veja como foi a edição do seminário do ano passado em vídeos produzidos pela IFSCTV.

SEPEI NEWS