IFSC apresenta projetos e participa de debate sobre extensão no 37º Seurs

EXTENSÃO Data de Publicação: 05 jul 2019 17:10 Data de Atualização: 05 jul 2019 17:36

Nos últimos dias 3 e 4 julho, aconteceu no câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis o 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs). O IFSC participou por meio de apresentações orais, oficina e no encontro "Conversando a extensão”.

O evento, que nesta edição teve como tema “Extensão e Inovação”, tem como objetivo reforçar o conceito de uma extensão universitária transformadora da realidade social, não se limitando apenas à formação de alunos, ampliando conhecimentos e práticas além da universidade, gerando valor. Isso permite que a sociedade possa se beneficiar de criações e inovações desenvolvidas no âmbito universitário, ajudando na resolução de problemas sociais e mercadológicos.

No “Conversando com a extensão”, 20 instituições públicas do Sul do país puderam apresentar seus atuais cenários na extensão, compartilhando suas experiências exitosas e os desafios para o futuro. Após as apresentações, os membros das instituições discutiram sobre a curricularização da extensão e caminhos para a sequência das atividades em tempos de crise.

No encontro, o IFSC foi representado pela assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas, Cristina Kuba, que ressaltou a importância de discutir a extensão com outras instituições. “O Seurs materializa a trajetória, as discussões e o papel da extensão na universidade, nos institutos federais e na sociedade. Além disso, discutir a extensão com outras instituições agrega para ampliar a visão de extensão que existe e você também consolida o papel do IFSC na construção da extensão que nós fazemos dentro da instituição e também na sociedade”, afirmou.

A extensão é entendida como um processo social, político, educativo, cultural, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre o IFSC e a sociedade de forma indissociável ao ensino e à pesquisa. O IFSC promove a extensão por meio de editais publicados ao longo do ano, eventos institucionais, eventos de capacitação e tem como principal meio de divulgação o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), além da revista Caminho Aberto.

Confira abaixo outras participações do IFSC no 37º Seurs:

Apresentação Oral: Discutindo diversidade e diferenças de gênero no ambiente escolar; Coordenador: Iury de Almeida Acoordi - Câmpus Joinville

Oficina sobre inovação nos cardápios da alimentação escolar da rede municipal de Florianópolis; Coordenadora Nicole Pelaez - Câmpus Florianópolis-Continente

Apresentação Oral: Projeto IFSC consciente: o orto de cônscias atitudes ambientais; Coordenadora: Graciane Daniela Sebrão - Câmpus São José

Apresentação Oral: Projeto “de lixo a bicho” Extensão voltada à educação, inovação e à sustentabilidade; Coordenadora: Rita Inês Petrykowski Peixe - Câmpus Itajaí

Apresentação Oral: Projeto Arte Educação; Coordenadora: Sandra Beatriz Koelling - Câmpus Garopaba

EXTENSÃO