Estudantes de Mecatrônica desenvolvem cortador de grama automatizado

SEPEI Data de Publicação: 30 jul 2019 18:33 Data de Atualização: 30 jul 2019 19:55

Quem já cortou grama sabe que a atividade, apesar de ser simples, exige tempo e disposição para ser feita. Foi pensando nisso que Ana Carolina Marcelo, João Vitor Silveira, Luiz Gustavo de Souza e Vaime Trescher de Morais, estudantes do curso técnico em Mecatrônica do Câmpus Criciúma do IFSC, decidiram desenvolver um cortador de grama totalmente autônomo.

O projeto orientado pelo professor Vilmar Claudio de Carlos surgiu a partir de um interesse dos próprios membros do grupo, que buscavam por um projeto inovador que pudesse ser aplicado na área da robótica. “Estávamos buscando por idéias inovadoras, até que um integrante do grupo viu um daqueles robôs utilizados para limpar ou encerar o piso das casas e pensou em como seria se ele pudesse cortar grama. Até então não sabíamos da existência dos modelos no mercado”, afirma Ana.

Voltado para a área da domótica, termo utilizado na robótica para tratar de mecanismos que simplificam o cotidiano das pessoas, o robô é desenvolvido para ser capaz de cortar a grama de qualquer residência por conta própria de forma totalmente segura. Além disso, os alunos buscam por um produto que seja acessível financeiramente e que custe menos de R$ 4.000.

O projeto será apresentado no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) deste ano. Ana Carolina, responsável por apresentá-lo, participará pela primeira vez do evento, e não esconde sua empolgação. “Estou animada! Acho que o Sepei proporciona uma troca muito bacana de experiências, algo realmente necessário para incentivar os alunos a pesquisarem coisas que achem interessantes e irem a fundo nisso”, afirma.

A 8ª edição do Sepei, em Chapecó, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Para saber mais sobre a programação do evento, clique aqui.

SEPEI NEWS