Protótipos da Engenharia Elétrica focam em controle de caixa d'água e sistema de irrigação

PESQUISA Data de Publicação: 16 jul 2019 12:52 Data de Atualização: 17 jul 2019 09:05

Na disciplina de Projeto Integrador 2, os alunos da Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí precisam desenvolver um protótipo, usando uma série de conhecimentos da engenharia. Entre os protótipos, estavam controle de nível de caixa d’água e cisterna para condomínios, implementação e automatização de sensores para verificação dos parâmetros ambientais de viveiros de camarões e uma máquina CNC.

O estudante Luiz Eduardo da Rosa está trabalhando em um sistema de navegação de um robô. A proposta é que ele funcione de forma autônoma, identifique obstáculos e que seja capaz de aspirar a sujeira do chão. “O robô já está funcionando, mas quero mudar a estrutura física, deixá-lo mais robusto. Na próxima disciplina de Projeto Integrador quero continuar a trabalhar neste protótipo para que ele execute a limpeza. Até o momento, já investi R$ 250,00 no robô e instalei dois servo motores, um sensor de proximidade e uma placa arduíno. Para montar o robô, precisei usar uma série de conteúdos de programação e de circuitos elétricos.”

Os alunos Aldo Barbosa e Renato Schenkel criaram um sistema de irrigação automatizado para áreas de pequeno e médio porte de baixo custo. Por esse sistema, é possível monitorar a umidade da terra e acionar a irrigação através de um dispositivo controlador.“Queremos trabalhar agora para melhorar a comunicação para que seja possível fazer todo o controle pelo celular”, explica Aldo.

PESQUISA CÂMPUS ITAJAÍ NEWS