Câmpus Itajaí terá duas equipes no Torneio de Robótica

SEPEI Data de Publicação: 22 jul 2019 09:02 Data de Atualização: 22 jul 2019 09:07

As equipes Ev3RAC e Megazord, formadas por alunos da Engenharia Elétrica, irão representar o Câmpus Itajaí no 2º Torneio de Robótica, que será realizado no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), que será realizado de 30 de julho e 1 de agosto em Chapecó. O desafio delas é montar e programar um robô usando o kit Mindstorms EV3 da Lego que funcione como uma empilhadeira capaz de carregar pallets e descarregá-los em diferentes alturas.

A EV3RAC reúne integrantes das equipes que ficaram em primeiro e em terceiro lugar no torneio do ano passado. Matheus Gomes, que era da equipe vencedora, conta que um dos diferenciais do robô do ano passado é que ele tinha uma programação mais simples e que essa pode ser uma das estratégias do grupo para este ano. “Cada programação tem que ser focada no seu robô, não há como compartilhar os códigos e um dos desafios este ano será ter que descarregar os pallets em três diferentes alturas. Nosso interesse em participar do torneio começou depois que fizemos a disciplina de Laboratório de Robótica.”

Os integrantes da equipe Megazord irão participar do torneio pela primeira vez e estão investindo na mecânica do robô e na calibragem dos sensores. “Nós não cursamos a disciplina de Laboratório de Robótica e sabemos que a programação será o mais difícil para nós. Mas temos investido em um robô compacto. Para nós tem sido muito importante participar do torneio porque é uma experiência para desenvolver algo novo, pensar na solução de um problema, ao mesmo tempo em que trabalhamos em equipe e lidamos com prazos”, explicam os alunos Marcelo Rodrigues Filho, Isabelli Tavares e Gustavo Furlanetto.

O torneio é promovido pelo IFSC, em parceria da Associação Internacional de Desenvolvimento Tecnológico (AIDTEC) e com a equipe de robótica Magic Island (FRC5800). Para mais informações sobre a competição, clique aqui.

SEPEI NEWS