O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Livros de autoria de professores e alunos são lançados no evento

SEPEI Data de Publicação: 31 jul 2019 12:22 Data de Atualização: 02 ago 2019 16:47

A 8ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), além de toda programação voltada para a ciência e tecnologia da educação profissional, reservou para esta quarta-feira (31) lançamentos de sete livros, que relatam experiências práticas e didáticas, além de assuntos específicos ligados ao evento. 

No turno da manhã, no horário das 11 às 12h, acontecem os lançamentos das obras: Estágio supervisionado na formação docente, que tem como autora responsável Paula Aguiar; Experiência didática com poesia popular na sala de aula, de David Severo; e Didática profissional – Princípios e referências para a Educação Profissional, com Olivier Allain como autor responsável. 

Este último traz o texto considerado como basilar para o advento da corrente chamada de Didática Profissional em países de língua francesa e no mundo, redigido por Gérard Vergnaud, Pierre Pastré e Patrick Mayen em 2006,  bem como um texto de Claire Tourmen que faz u balanço dos usos didáticos dos ensinamentos desta corrente. Ambos os textos foram traduzidos pelos organizadores do livro para o português, os quais também apresentam um ensaio e que discutem as implicações epistemológicas e educacionais da Didática Profissional no contexto brasileiro. São organizadores do livro, além do Olivier, Crislaine Gruber e Paulo Wollinger. 

O livro que aborda o estágio supervisionado discute o processo de formação inicial de professores das licenciaturas do Câmpus São José. Apresenta pressupostos teóricos e  metodológicos para a leitura e a escrita como processo formador. As histórias contadas procuram contribuir com a realidade das escolas de educação básica em que os estágios foram realizados, apresentando dúvidas, reflexões e possibilidades de uma trajetória em construção. O livro convida a conhecer a experiência transformadora e formadora, realiza por diferentes sujeitos que dialogicamente se constituem e são constituídos nessas relações. 

No mesmo horário, David Severo lança o Experiência Didática, no qual pretende mostrar que o processo envolvido na aprendizagem da escrita de determinado gênero textual pressupõe um desenvolvimento que não ocorre de maneira espontânea, mas requer um ensino planificado por parte do professor. Para comprovar essa hipótese, a obra apresenta uma experiência exitosa com a escrita autoral de alunos com o gênero discursivo cordel em sala de aula. 

Mais lançamentos

Cálculo numérico aplicado à engenharia elétrica com Matlab, de Sérgio Ávila; Oficinas de integração: vivências de sala de aula no Ensino Médio Integrado, organizado por Adriano Larentes da Silva; As cientistas: Madame Curie, que tem como autora responsável Bruna Savedra; e Cinema em Sala de Aula – Propostas de trabalho e relatos de experiências serão lançados a partir das 17h desta quarta-feira (31), no Sepei. 

Organizado por Letícia Storto, Claudia Tullio e Vanessa Burgo, o livro que aborda Cinema tem como objetivo compartilhar reflexões teóricas e metodologias sobre o cinema no ensino, como prática reflexiva acerca de inclusão e diversidade. Um dos capítulos deriva de práticas pedagógicas realizadas no Câmpus Canoinhas pelos professores Édina Silva Enevan e Gabriel de Bem. As reflexões decorrem do trabalho com o filme brasileiro "O filho eterno", de 2016.

Uma história em quadrinhos (HQ) retrata a vida, dificuldades, superações e principais contribuições científicas de Marie Curie, física polonesa, ganhadora de dois prêmios Nobel. A obra também está relacionada para ser lançada no Sepei, nesta quarta-feira (31). A HQ é resultado do projeto de pesquisa Ciência 2 e tem ilustrações de Lucas Hass, do ensino médio Técnico Integrado em Telecomunicações. Marie Curie é a primeira mulher homenageada pelo projeto, na série “As cientistas”, que vai contar a história utilizando a linguagem dos quadrinhos de mulheres cientistas. Marie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e o primeiro cientista a ganhar dois prêmios Nobel. 

Materializar a integração curricular e sistematizar as experiências vividas continuam sendo os desafios para milhares de professores e professoras em todo o Brasil. Escrito por docentes e alunos dedicados ao trabalho com o Ensino Médio integrado, mostra os percursos pedagógicos e de síntese de experiências de sala de aula com as chamadas Oficinas de integração, no contexto do Câmpus Chapecó. 

Assunto específico como Cálculo numérico aplicado à engenharia elétrica também estão em livro, de autoria de Sérgio Ávila, e está entre os lançamentos do Sepei. A motivação para a obra é ter um material onde a partir de um problema e entendendo a sua natureza, o leitor escolha a ferramenta numérica mais apropriada para a sua resolução. O objetivo do livro é munir o leitor de conhecimento suficiente para entender a natureza do seu problema, e assim o sendo, que ele possa escolher e aplicar um método numérico apto a sua resolução. 

Os livros podem ser adquiridos no Sepei e depois do evento, via digital, no Portal do IFSC,  ou diretamente com os autores das obras. 

SEPEI NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.