Sepei reúne estudantes de todo o estado em Chapecó

SEPEI Data de Publicação: 31 jul 2019 13:30 Data de Atualização: 31 jul 2019 13:32

A região central de Chapecó, mais precisamente o entorno do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, desde a tarde desta terça-feira (30) passou a ser palco de ciência, tecnologia, inovação, educação, realizados por mais de 1400 alunos e 270 servidores dos 23 câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Porém, a expectativa de público total participante do evento é de mais de 3 mil pessoas, já que está confirmada a participação de estudantes da rede pública municipal e estadual da região, que vem conhecer de perto a produção acadêmica do IFSC. A 8ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) acontece até a noite de quinta-feira (1 de agosto). “Mundo digital e futuro do trabalho” é o tema do evento desse ano.

A cerimônia de abertura foi no final da tarde de ontem, com a presença de lideranças locais, de dirigentes do Instituto, além de alunos e servidores. As manifestações iniciaram com a diretora do Câmpus Chapecó, Ilca Maria Ghiggi, que agradeceu o empenho de todos para a realização do seminário, além de apresentar a Câmpus e o para os presentes. O secretário de Desenvolvimento econômico e Turismo, Marcio Ernani Sander, representou o prefeito municipal, Luciano José Buligon, e ressaltou que a maior indústria que Chapecó possui é a do conhecimento, e o IFSC está entre esses que fazem o desenvolvimento e é parceiro da Prefeitura no empreendedorismo do município. Segundo Sander, em 2017 eram 622 novos negócios e já em 2018, são 1.918 microempreendedores, registrando um aumento de 300%. A cidade é 1º lugar em geração de emprego e renda entre os mais de 5 mil municípios brasileiros com mais de 30 mil habitantes.

O corpo discente do IFSC esteve representado pela aluna do curso Superior de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó, Giovana Malagutti, que deu as boas vindas aos participantes do Sepei. “Esperamos que sintam-se abraçados e que aproveitem tudo que a cidade oferece a vocês.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas e coordenador do evento, André Dala Possa, manifestou, com emoção, a importância da concepção do seminário que mudou com o passar do tempo.

A reitora Maria Clara Schneider destacou a grandiosidade do evento, e manifestou sua preocupação não só com o futuro da educação, mas com a justiça social também.

Conferência de abertura

Doutor em Ciências da Informação, Eduardo Zilles Borba, foi o responsável pela conferência de abertura do evento, e abordou o avanço das tecnologias e o futuro do trabalho. Ele acredita que, em tempos de crescimento tecnológico exponencial e, consequentemente, de constantes alterações econômicas e socioculturais, o caminho para a formação de um profissional competente está na sua capacidade de assimilar informações e agir. Mais do que executar uma tarefa, prática inserida pela Revolução Industrial, ele aposta no conhecimento multidisciplinar para resolver os diversos problemas que surgem na Era Digital, o que garantirá ao profissional flexibilidade para circular em diversas zonas de atuação e encarar as exigências dos atuais e futuros mercados. Para Eduardo, é preciso atuar em multiplataformas tecnológicas, dentre elas realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, internet das coisas, dentre outras tendências.

O doutor em Ciência da Informação lembra que as tecnologias estão muito mais em nosso dia-a-dia que somos capazes de perceber. “A simbiose homem-máquina nos torna em cyborgs postiços, como um humano aumentado. Já passamos pela Revolução Industrial e agora estamos vivendo a revolução digital”, conclui.

O Sepei segue até quinta-feira (1 de agosto), no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, em Chapecó. Acompanhe tudo que está acontecendo nas redes sociais do IFSC e também em nosso site.

SEPEI NEWS