O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto alia ensino, pesquisa e extensão, e resultado beneficia entidades assistenciais

SEPEI Data de Publicação: 31 jul 2019 11:00 Data de Atualização: 25 jul 2019 15:58

O projeto desenvolvido pelo Câmpus Araranguá, “Ações de sustentabilidade e responsabilidade ambiental como tema formador nas comunidades de Araranguá”, alia o trabalho extensionista com a comunidade com o ensino sobre energias renováveis aos estudantes e a pesquisa sobre o aproveitamento de materiais recicláveis. O resultado final proporcionou a doação de painéis solares a entidades assistenciais. A apresentação do trabalho aconteceu nesse segundo dia de Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), em Chapecó. 

Professores e alunos desenvolveram painéis solares com garrafas pet e caixas de leite longa vida a partir de um modelo criado pelo tubaronense José Alcino Alano, que gerou um manual produzido pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).

Integrado às atividades de ensino, o projeto de extensão é uma consequência da disciplina de projeto integrador de turmas do Ensino Médio Técnico Integrado em Eletromecânica, no qual os alunos já começaram a desenvolver o trabalho de conclusão do curso. Antes da prática, os alunos tiveram formação teórica sobre produção de energia, métodos mais poluentes e as alternativas limpas, com os professores Felipe Damasio e Marcos Pradella. A professora Elaine Rodrigues trabalhou com os estudantes questões relacionadas à comunicação científica e elaboração de relatórios. A confecção dos painéis foi coordenada pelo professor Jorge Coan. 

O objetivo era aliar a consciência ambiental entre os estudantes e estimulá-los a compartilhar o conhecimento com a comunidade. “Já começa na conscientização sobre a possibilidade de utilização de material reciclado. Retirar material que não teria mais utilização, para se produzir um aquecedor solar. Além da redução de lixo, estes materiais se tornam em um produto que propicia uma melhor qualidade de vida e reduz o consumo de energia elétrica. Também entra a questão de difundir uma tecnologia acessível a todos, com baixa complexidade de ser produzida”, explica Coan.

Os painéis foram instalados em entidades assistenciais de Araranguá, o asilo São Vicente de Paula e a CasaLar que atende menores em situação de vulnerabilidade social, e que receberam muito bem a iniciativa do Câmpus, o que motiva a continuidade do projeto. Damasio conta que esse ano (2019) o grupo de pesquisa está focando na reutilização do óleo de cozinha, projeto que iremos apresentar no Sepei do ano que vem.

SEPEI NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.