Receitas saudáveis para serem feitas nas escolas municipais de Florianópolis são apresentadas no Sepei

SEPEI Data de Publicação: 01 ago 2019 12:00 Data de Atualização: 26 jul 2019 14:59

Criar receitas saudáveis, saborosas, criativas e de baixo custo para renovar os cardápios da alimentação escolar infantil de Florianópolis foi o objetivo de um grupo formado por professoras e alunos do Câmpus Florianópolis-Continente. O resultado, apresentado nesta quarta-feira (31), no 8º seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), foi a elaboração do livro “Aventuras na cozinha da escola”, que apresenta 12 receitas salgadas e 17 receitas doces e está disponível também em versão digital.

O livro foi organizado pelas professoras Emanuelle Fogaça, Marcela Kruger Corrêa e Nicole Pelaez, além da pesquisadora da UFSC, Vanessa Fernanda Davies. Parte do grupo de trabalho já havia participado do projeto de extensão "Nutrição e saúde na alimentação infantil: unindo saberes para a promoção da saúde", que resultou em um primeiro livro intitulado "Aventuras na cozinha: descobrindo sabores", lançado em 2018.

Entenda melhor como foi o primeiro projeto na reportagem da IFSCTV:

Merenda Escolar

Como forma de estimular ainda mais a alimentação saudável nas crianças, o grupo inscreveu o projeto "Inovação dos cardápios e formação das cozinheiras da alimentação escolar da Prefeitura Municipal de Florianópolis" no programa institucional de apoio aos projetos de extensão do IFSC (Aproex 03/2018) e foi contemplado. A ideia, neste segundo momento, foi atuar junto a nutricionistas e merendeiras das escolas da rede municipal da capital por meio de uma parceria com a prefeitura.

Além de o público ser diferente, o segundo projeto teve um desafio a mais: as receitas precisavam ser criadas com base unicamente nos ingredientes disponíveis na Pauta de Alimentos do Programa Municipal de Alimentação Escolar. “Nosso objetivo foi melhorar o cardápio servido nas escolas, diversificar os pratos e fazer com que os insumos já usados fossem utilizados em outro formato”, explica a professora Nicole.

A aluna do curso superior de tecnologia em Gastronomia, Ana Carolina Clark Teodoroski, que também está se formando em Nutrição na UFSC, participa do projeto desde o início e explica que o desenvolvimento das receitas de ambos os livros levou em consideração os mesmos critérios. “Queríamos receitas com ingredientes de baixo custo, práticas, saudáveis e saborosas”, destaca. “Outro desafio que buscamos foi usar hortaliças em receitas doces”, revela.

A intenção é disponibilizar o livro para as 36 escolas municipais de Ensino Fundamental que atendem de 18 a 20 mil alunos em Florianópolis. A chefe do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura explica que a expectativa é disseminar ainda mais a informação por meio dos alunos. “Queremos mostrar para os alunos que comida gostosa pode ser saudável e que eles levem isso para a sua vida e sua família”, conta Cleusa.

Receitas disponíveis on-line

Ambos os livros tiveram alguns exemplares impressos e estão disponíveis em versão digital na página de Livros e Periódicos. Apesar de as publicações terem sido voltadas a pais, cozinheiras e nutricionistas, as receitas podem ser feitas por qualquer pessoa que busque uma alimentação saudável.

Acesse abaixo os livros na íntegra:
- Aventuras na cozinha: descobrindo sabores
- Aventuras na cozinha da escola

SEPEI NEWS