O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso de vinhos e sucos recebe 39 amostras de produtores do Planalto Norte

ENSINO Data de Publicação: 07 ago 2019 07:30 Data de Atualização: 29 ago 2019 15:29

Pela primeira vez, os produtores de vinho e suco da região do Planalto Norte terão suas bebidas avaliadas por especialistas. Realizado pelo Câmpus Canoinhas em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense recebeu 39 inscrições, com 16 amostras de suco de uva tinto, 18 de vinho de mesa tinto e 5 de vinho de mesa branco.

Na próxima etapa, um comitê de avaliação, composto por dez membros da área técnica com grande experiência profissional, fará as análises sensorial e química das amostras. As três melhores bebidas de cada categoria serão premiadas com certificados e brindes. O resultado será divulgado durante o Encontro Regional da Cultura da Videira, que acontece no Câmpus Canoinhas, no dia 6 de setembro, com organização da Epagri.

Segundo o coordenador do projeto, Douglas André Würz, mais que premiar os produtores, o concurso quer valorizar, incentivar e profissionalizar a elaboração de vinhos e sucos de uva na região e consolidar a vitivinicultura. “Primeiro, faremos a caracterização química de todas as amostras, para repassar esta avaliação aos produtores. Depois, conforme os resultados obtidos, os produtores receberão toda a capacitação e instrução necessária para melhorar seus produtos, tanto em qualidade da uva quanto em cuidados e técnicas de elaboração de sucos e vinhos”, ressalta.

Nesta primeira edição do concurso, poderiam participar os produtores de vinho de mesa tinto, vinho fino tinto, vinho de mesa branco e suco de uva tinto, cuja produção mínima fosse de 50 litros na categoria desejada. Para viabilizar a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais, não era necessário que o produtor de vinho ou suco produzisse a própria uva. A coleta das amostras para a análise sensorial foi realizada de 20 de maio a 10 de julho.

ENSINO CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.