Curso de bacharelado em Enfermagem tem aula magna nessa quarta

EVENTOS Data de Publicação: 06 ago 2019 16:39 Data de Atualização: 07 ago 2019 07:38

“Os desafios da Enfermagem enquanto profissão: ciência e tecnologia” é o título da aula magna do novo curso superior do Câmpus Joinville, o bacharelado em Enfermagem, que acontece nessa quarta-feira (7), a partir das 8h, no auditório. O tema será abordado pela enfermeira e professora Adriana Moro e pelo pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, André Dala Possa, mestre em Ciências Sociais. As aulas da primeira turma começaram no dia 29 de julho.

A oferta do bacharelado em Joinville atende a uma demanda regional, já que o curso de Enfermagem do IFSC é o primeiro curso superior público na área de Saúde de Joinville e do norte catarinense. Atualmente, existem apenas três cursos de bacharelado em Enfermagem na rede pública de Santa Catarina: em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundado em 1968, e em Chapecó, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), fundados em 2004 e 2010, respectivamente.

O início do curso superior de Enfermagem acontece em um período de comemoração histórica para o IFSC. Neste ano, o curso técnico em Enfermagem completa 25 anos de funcionamento em Joinville. O curso técnico foi o primeiro ofertado pelo IFSC em Joinville, a partir de 1994, como extensão da unidade Florianópolis da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Até agora, já foram formados cerca de mil profissionais nesta área, o que representa um público em potencial para o curso de graduação.

Graças ao curso técnico, o Câmpus Joinville dispõe de condições para o desenvolvimento do curso superior. O atual Laboratório de Enfermagem, utilizado para o curso técnico, contempla as áreas de semiotécnica, semiologia, clínica médica, clínica cirúrgica, centro cirúrgico, UTI, pediatria e ginecologia, além de espaços para estudo de microbiologia, anatomia e fisiologia humana.

Com duração de dez semestres, o bacharelado em Enfermagem terá entrada anual, alternada com o ingresso do curso técnico em Enfermagem. Cada turma tem 24 vagas.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS