Estudantes conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Física

ENSINO Data de Publicação: 16 ago 2019 17:22 Data de Atualização: 19 ago 2019 07:41

Fundamentos da mecânica clássica, termodinâmica, óptica geométrica, ondas, eletromagnetismo e noções básicas de física moderna e contemporânea. O conteúdo básico da prova foi tranquilo para os estudantes do IFSC que participaram da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2018 e conquistaram uma menção honrosa nacional e nove medalhas na premiação estadual, que acaba de chegar aos câmpus. São duas medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze.

Medalhistas de bronze, Bruno Munhoz Lavanini e Lucas Meneghetti, do Câmpus Joinville, creditam um valor especial às medalhas: são as últimas que levam do ensino médio técnico do IFSC. Bruno concluiu o curso de Mecânica em julho e Lucas está no oitavo e último módulo de Eletroeletrônica.

“Sempre gostei de física, porque explica muito como funciona o nosso universo”, conta Bruno, que considera divertido participar de olimpíadas, até pelo incentivo que recebe dos professores em sala, nas aulas extraclasse e na divulgação dos eventos. “A gente percebe o brilho nos olhos deles ao explicarem a matéria e quando falam sobre as olimpíadas”, diz Bruno, citando como seus grandes incentivadores os professores de física, Fernando Cláudio Guesser, e de matemática, Paulo Amaro dos Santos.

A área de exatas também tem o carinho especial de Lucas, que, no ano passado, conquistou medalha de prata na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA). “O que me atrai na física é o fato dela conseguir colocar o mundo físico pra dentro do mundo da matemática. E até explicar o mundo físico com a matemática”, resume o estudante, que considera as olimpíadas uma forma de testar seus conhecimentos.

A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) realizado todos os anos com os objetivos de despertar e estimular o interesse pela física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar o ensino superior público do ensino médio; e identificar os estudantes talentosos em física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. Segundo o cronograma do OBF deste ano, a olimpíada está na segunda fase de provas. O resultado final será divulgado em janeiro de 2020 e a premiação será entregue a partir de março.

Confira a relação de estudantes do IFSC premiados na OBF 2018:

Menção honrosa nacional

Pedro Remus de Ávila (Câmpus Florianópolis)

Medalha de ouro estadual

Pedro Remus de Ávila (Câmpus Florianópolis)

Tiago da Silva Henrique (Câmpus Florianópolis)

Medalha de prata estadual

Lucas Yuki Imamura (Câmpus Florianópolis)

Medalha de bronze estadual

Bruno Munhoz Lavanini (Câmpus Joinville)

Filipe Gehring Carvalho (Câmpus Florianópolis)

Lucas Meneghetti (Câmpus Joinville)