Câmpus Criciúma promove ações no Setembro Amarelo

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 09 set 2019 17:12 Data de Atualização: 13 set 2019 18:21

Durante todo o mês de setembro, o Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza atividades referentes ao mês de prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo, como é conhecido, é um movimento criado através da parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a intenção de conscientizar pessoas sobre a prevenção ao suicídio.

No Câmpus Criciúma, as atividades começam na próxima quinta (12), com uma oficina de meditação ministrada pela professora de ioga e educação física, Márcia Silva. O exercício irá acontecer no horário do intervalo, das 12h30 às 13h30 e conta com 20 vagas. As inscrições podem ser feitas no mural ao lado da sala dos professores.

No dia 25 será realizada uma roda de conversa com servidores com a psiquiatra Ritele Hernandez da Silva, formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e doutoranda também pela Unesc. Atualmente trabalha como perita da Secretaria de Administração de Santa Catarina e psiquiatra no Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo.

Já no dia 26, o IFSC receberá o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Criciúma, Deivid Douglas Carvalho, para uma roda de conversa aberta a público que tem como tema “Falando abertamente sobre suicídio”. Este encontro, em específico, se trata de uma das atividades que são desenvolvidas ao longo do ano pela Comissão de Direitos Humanos do Câmpus Criciúma.

As ações do mês de prevenção ao suicídio no IFSC se encerram no dia 1º de outubro, com a palestra da jornalista e escritora Vanessa Bencz. Vanessa já possui mais de 1500 palestras em sua bagagem, é reconhecida nacionalmente por veículos como a Revista Época e o jornal O Globo e chega ao Câmpus para uma discussão sobre os temas “bullying, depressão e suicídio”.

Confira a programação do Setembro Amarelo no Câmpus Criciúma

12/09 (quinta-feira): Oficina de meditação com Márcia Silva, professora de ioga e educação física
Horário: das 12h30 às 13h30.

Horário: das 20h15 às 20h55

25/09 (quarta-feira): Roda de conversa para servidores, com a psiquiatra Ritele Hernandez da Silva
Horário: 16h30

26/09 (quinta-feira): Roda de conversa “Falando abertamente sobre o suicídio", com Deivid Douglas Carvalho (CAPS)
Horário: das 12h30 às 13h30.

1º/10 (terça-feira): Palestra sobre bullying, depressão e suicídio com a jornalista e escritora Vanessa Bencz
Horários: das 10h30 às 11h45 e das 13h30 às 14h15.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS