Câmpus Criciúma inicia oferta de cursos em parceria com Balneário Rincão

ENSINO Data de Publicação: 10 set 2019 08:37 Data de Atualização: 10 set 2019 08:46

Um ato realizado na noite desta segunda (9) marcou o início dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Balneário Rincão. Uma parceria entre IFSC e prefeitura municipal viabilizou a oferta de 80 vagas em três cursos gratuitos.

Estão sendo ofertados os cursos de Auxiliar Administrativo, com 40 vagas, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 20 vagas, e Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10), também com 20 vagas. As aulas acontecem na escola Arroio Rincão, atendendo a população do município.

“Estes cursos só são possíveis graças ao apoio da prefeitura. Porque precisamos fazer estes cursos aqui no município. A maioria das pessoas que frequenta este curso trabalha o dia inteiro e precisa deixar a família para vir aqui e se qualificar. Se tiver que se deslocar até Criciúma, dificulta muito, por isso a importância de qualificar a população no município”, afirmou o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini, durante o ato que contou também com a presença do prefeito Jairo Custódio, secretários municipais, professores dos cursos e estudantes.

O Câmpus Criciúma já desenvolveu cursos de qualificação em Balneário Rincão, à época viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos atualmente oferecidos são resultado de uma parceria com a prefeitura municipal, que garante a estrutura e, eventualmente, a contratação de professores. O IFSC acompanha a implementação do projeto pedagógico, entra com seu corpo docente e faz a certificação dos concluintes. No caso dos cursos oferecidos em Balneário Rincão, as aulas teóricas acontecem na escola Arroio Rincão e as práticas, no Câmpus Criciúma do IFSC. O Câmpus também mantém parceria com outros seis municípios da região carbonífera para a oferta de cursos de qualificação.

De acordo com a secretária de Educação, Jucilene Fernandes, a demanda por cursos do IFSC em Balneário Rincão veio da comunidade, através do projeto Orçamento Comunitário. “Para o Rincão é uma grande conquista. A partir de hoje teremos a mão de obra qualificada através do IFSC, que é um grande formador de profissionais na região”, disse a secretária.

ENSINO CÂMPUS CRICIÚMA