O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Caçador recebe prêmio Bravura Cabocla

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 ago 2019 15:46 Data de Atualização: 30 ago 2019 15:53

O Câmpus Caçador recebeu no último dia 21 de agosto, o prêmio Bravura Cabocla, concedido pela prefeitura municipal de Lebon Régis em parceria com a Associação Coração Cultural do Contestado pelas pesquisas e trabalhos realizados pelos Câmpus em prol da memória do Contestado e da cultura local.

Em 2019, o Câmpus, além de realizar atividades de pesquisa e extensão, também sediou o 1º Congresso Nacional do Contestado, que em conjunto com outras instituições, buscou trazer um olhar científico para a história do povo da região.

O coordenador de Relações Externas do Câmpus Caçador, William Douglas Gomes Peres, foi o representante do Câmpus na premiação e destaca a importância do reconhecimento do trabalho do IFSC na região do Contestado. “Receber o prêmio Bravura Cabocla reforça que o IFSC está presente na região, mostrando que o IFSC está fazendo em conjunto com instituições parceiras, um trabalho de valorização da cultura local e isso acaba se refletindo numa presença mais efetiva da comunidade”, explicou.

O Contestado

A região do Vale do Contestado, localizada no meio-oeste catarinense, foi palco de um dos maiores conflitos sociais da história do país. A Guerra do Contestado (1912-1916) foi um conflito armado entre camponeses da região e o Governo Federal da época, resultando em mais de 5 mil mortos.

A memória da guerra se encontra preservada em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa em toda a região, principalmente nos municípios de Caçador, Irani, Fraiburgo, Curitibanos e Canoinhas.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.