IFSC oferece curso de Português para estrangeiros em Criciúma e Cocal do Sul

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 09 set 2019 14:54 Data de Atualização: 09 set 2019 15:00

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai oferecer dois cursos gratuitos de Língua Portuguesa para Estrangeiros. Os cursos ocorrem em Criciúma e também em Cocal do Sul, em parceria com a prefeitura municipal.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no endereço https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br. A seleção para estes cursos é por sorteio público, marcado para o dia 1º de outubro.

Apesar da redução no ritmo da chegada de imigrantes nos anos recentes, é grande a presença de pessoas originárias de países como Gana, África do Sul, Togo e Haiti. Só em 2014, Criciúma chegou a receber mais de três mil imigrantes destes países.

Responsável pelo curso, o professor Filipe Pfützenreuter explica que o objetivo é contribuir com a inserção do estrangeiro na comunidade não apenas pelo idioma, mas pela cultura que acaba incidindo sobre como se fala e compreende o idioma. Por isso, o curso tem o nome de “Língua Portuguesa para Estrangeiros: Língua e Cultura”.

“Os estudos mostram que é importante trabalhar a língua a partir dos aspectos culturais por dois motivos: primeiro porque a cultura contribui para a inserção do estrangeiro em seu novo espaço e, segundo, porque os aspectos da cultura estão muito relacionados à sintaxe da língua”, explica o professor.

Os cursos se iniciam na metade de outubro e serão encerrados em dezembro deste ano. Confira as informações.

Língua Portuguesa para Estrangeiros: Língua e Cultura (Turma A - Criciúma)
40h | 25 vagas | Noturno
Aulas às segundas e quartas, das 19h às 21h
Início: 14 de outubro
Final: dezembro de 2019
Pré-requisitos: Ensino Fundamental (ou equivalente) completo

Língua Portuguesa para Estrangeiros: Língua e Cultura (Turma B - Cocal do Sul)
40h | 25 vagas | Noturno
Aulas às terças, das 18h30 às 22h30
Local: Escola Demétrio Bettiol (Rua Frederico Zanette, 36, Cocal do Sul)
Início: 15 de outubro
Final: Dezembro de 2019
Pré-requisitos: Ensino Fundamental (ou equivalente) completo

Todas as informações sobre este processo seletivo constam no Edital 18/DEING/2019-2: Cursos de Qualificação - vários campus, disponível no Portal do IFSC.

CÂMPUS CRICIÚMA ESTUDE NO IFSC