O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunas do ensino médio técnico de Chapecó chegam na Europa para intercâmbio estudantil

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 12 set 2019 11:54 Data de Atualização: 12 set 2019 15:40

As estudantes Luiza Tirelli Rehbein e Julia Fernanda Werlang, do ensino médio técnico em informática, do Câmpus Chapecó, já desembarcaram na Europa. As duas foram aprovadas na 16ª edição do programa de intercâmbio do IFSC, o Propicie, e vão passar três meses estudando em Portugal. 

Ao todo, o Propicie 16 levou para outros países oito estudantes de cursos técnicos e sete do ensino superior. No IFSC, eles estudam em câmpus de Chapecó, Lages e Florianópolis. No exterior, irão estudar em instituições de ensino de Portugal, Finlândia e Alemanha.  Conheça mais sobre o intercâmbio estudantil aqui.

Luiza foi aprovada para o projeto TheRoute - Geração de Rotas de Turismo e Patrimônio, do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Durante os próximos meses, ela terá contato com estudantes de diferentes países e áreas do conhecimento e, juntos, todos irão realizar o levantamento e promover rotas de turismo e patrimônio do norte de Portugal e do estado de Santa Catarina. Ela e a colega Julia, do Câmpus Chapecó, estão aproveitando os primeiros dias para visitar Londres e nos próximos dias se fixam em Portugal para iniciar os estudos.  

Julia faz parte do projeto Virtual Sign, também desenvolvido no IPP. O foco dela e de outros alunos internacionais será o de criar condições para aumentar a inclusão social para surdos, por meio de um tradutor de linguagem em tempo real e bidirecional, entre escrita e linguagem de sinais. “Sempre tive paixão por diferentes línguas e agora me vejo estudando a língua brasileira de sinais (libras). Quero entender como funciona a dinâmica de uma língua de sinais, e nada melhor do que aprender com a nossa”, acredita.

Julia conta que tem se preparado para o Propicie desde quando entrou no IFSC, em 2017. “Fiquei sabendo da oportunidade de intercâmbio por conta de alunos do câmpus que tinham sido contemplados no projeto, e vi que era exatamente o que queria fazer”, conta.

No início, a aluna tinha receio de ter que desenvolver um projeto de informática, porque não se identificava tanto com a área, mas com o incentivo de professores e do orientador, Marcos Virgílio, o medo transformou-se em coragem. 

“Com essas mudanças, o intercâmbio passou a ser meu maior objetivo no IFSC. Só de pensar em poder passar três meses desenvolvendo um projeto em outro país, aprendendo muito mais sobre o universo da informática, convivendo com pessoas do mundo todo, podendo conhecer novas línguas, novas culturas, novos lugares...é incrível”, acredita Julia.

 

INSTITUCIONAL ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.