Nexus Jr é 6ª Empresa Júnior do IFSC a ser federada

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 20 set 2019 11:08 Data de Atualização: 20 set 2019 11:23

A Nexus Jr, Empresa Júnior (EJ) dos bacharelados de Sistemas da Informação e de Engenharia de Produção do Câmpus Caçador, se tornou a 6ª EJ do IFSC a ser federada pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc). Já são federadas as empresas juniores a Lamp ( do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis), a Eumeca ( do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis), iModa Jr (curso superior de tecnologia em Design de Moda do Câmpus Araraguá), a MAJ ( do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma) e a Tríade ( do curso de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis). No início do mês, representantes das empresas juniores do IFSC participaram, inclusive, do Encontro Nacional das Empresas Juniores (ENEJ), realizado em Gramado.

A Empresa Júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. O objetivo de constituir uma EJ é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial, proporcionando um desenvolvimento pessoal e do coletivo.

Para uma Empresa Júnior, o processo de federação é importante, já que permite o constante suporte de outras instâncias, aumentando seu potencial de crescimento. Cada uma dessas instâncias oferece produtos, eventos e oportunidades exclusivas para as EJs a elas filiadas, além de permitir um contato em rede.

A Nexus Jr foi fundada em 2018 e recebeu apoio do edital de protagonismo discente e do edital das Empresas Juniores do IFSC. A EJ presta serviços financeiros, além de consultorias e soluções nas áreas de logística, layout, planejamento empresarial, produção enxuta e desenvolvimento de sistema web.

Atualmente, a empresa conta com quatro clientes, sendo dois em processo de desenvolvimento e outros dois em processo de finalização. A Nexus criou uma parceria com as associações dos empresários da cidade de Caçador, buscando auxiliar as empresas em suas dificuldades e também no desenvolvimento econômico da região.

A presidente da Nexus, Mariana de Oliveira, diz que, após alcançar a federação, o objetivo da empresa é manter o foco e criar um relacionamento com seus clientes, além de ajudar no desenvolvimento de outras EJs e estimular o empreendedorismo. “Nós queremos criar um relacionamento de fidelidade com as empresas e nossos clientes. Vamos manter o foco para atingir as metas, agora que somos federados e também queremos servir de exemplo para ajudar outras EJs a crescerem e também estimular o empreendedorismo, não só em Caçador, mas em toda Santa Catarina”, explica a estudante.

Para Mariana, participar de uma Empresa Júnior tem sido uma experiência extremamente satisfatória e enriquecedora. “Para quem não tem experiência no âmbito profissional ou dúvidas se está no lugar certo, com certeza a empresa júnior é fundamental. Ela prepara o acadêmico para o mercado de trabalho, proporcionar que é aprendido em sala na prática, além de exercer nossa futura profissão. A Empresa Júnior tem esse poder de desenvolver o espírito empreendedor nos alunos e isso é muito importante”, destaca.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, André Dala Possa, endossa a fala de Mariana e ressalta a importância do Movimento Empresa Júnior na formação dos estudantes. “É perceptível a diferença de um aluno que faz parte de uma empresa júnior. O estudante que participa de uma EJ tem uma atuação focada nas demandas sociais, desenvolvendo atitudes, habilidades e competências de maneira muito mais rápida”, enfatiza.

Atualmente, além das 6 EJs federadas, o IFSC possui mais 15 iniciativas de Empresas Juniores. André destaca que a intenção do IFSC é ajudar as iniciativas a se tornarem EJs federadas. “O nosso objetivo agora não é apenas ajudar na criação de novas EJs, mas também auxiliar as EJs e iniciativas já existentes a se tornarem federadas através de editais de aceleração”, completa.

CÂMPUS CAÇADOR EXTENSÃO NEWS