Vôlei e amizade: dupla do Câmpus Araranguá representa IFSC em competição nacional

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 27 set 2019 15:58 Data de Atualização: 06 out 2020 12:01

O vôlei faz parte da vida de Eric Mattos e Romulo Michels e isso não se resume a praticar o esporte toda semana. A paixão pelo vôlei virou até projeto integrador no curso técnico em Eletromecânica, rendeu um prêmio no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras e forjou uma grande amizade. Agora, os estudantes do Câmpus Araranguá partem para o maior desafio da parceria que já dura quatro anos: representar o IFSC na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais.

Eric e Romulo serão os representantes do IFSC no vôlei de praia nos JIFs, que este ano acontecem em Guarapari (ES) entre os dias 6 e 12 de outubro. A competição é organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). São esperados 1,7 mil estudantes e servidores dos Institutos Federais de todo o Brasil. A edição deste ano comemora os 10 anos de criação dos IFs e o aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A dupla do Câmpus Araranguá garantiu o direito de representar o IFSC na competição nacional depois do título inédito conquistado nos Jogos do IFSC disputados em Blumenau no mês de junho. Depois do vice-campeonato em 2018, a dupla reforçou os treinos e conquistou a medalha de ouro sem perder um único set.

“Acredito que pela derrota na final de 2018 nós nos motivamos ainda mais, nos dedicamos ainda mais, treinamos como mais intensidade e foco. Isso fez com que em todas as partidas tivéssemos um ótimo resultado. Vencemos o campeonato sem perder um set é sempre com uma diferença boa de pontos”, conta Romulo.

Moradores de Arroio do Silva, Eric e Romulo ingressaram no IFSC em 2016 e logo se tornaram amigos. O vôlei entrou na vida da dupla já no primeiro ano do curso (que tem duração de quatro anos), primeiro com o vôlei de quadra. Uma competição envolvendo estudantes da região de Araranguá fez Eric e Romulo ingressarem no vôlei de praia.

“No final de 2017 já estávamos batendo de frente com a dupla que representava o Câmpus. Em 2018, no nosso terceiro ano de curso, levamos mais a sério, afinal era a nossa vez de representar o Câmpus”, diz Romulo. O resultado veio. Em 2019, a dupla que ainda não havia conquistado nenhum título passou a amealhar conquistas na região e no IFSC, vencendo a seletiva regional e ficando com o ouro no JIFSC.

Agora, além dos treinos, resta a ansiedade de enfrentar duplas de vôlei de todo o Brasil. “Reservamos alguns períodos da semana para treinar e convidamos algumas duplas um pouco mais fortes. Estamos estimando que as duplas do JIF vão ser bem fortes. A expectativa é bem alta, não sabemos o nível das duplas, mas acredito que vai ser muito interessante”, afirma Eric.

O vôlei é tão presente na vida da dupla que extrapola as quadras. Romulo e Eric integram a equipe do Câmpus Araranguá contemplada no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. Ao lado das colegas Ana Caroline Caetano e Luana da Silva Ismael, eles desenvolveram a ideia de uma máquina lançadora de bolas, para utilização em treinamentos de diferentes esportes. “A ideia está totalmente atrelada ao nosso gosto pelo esporte e muito provavelmente ano que vem vamos voltar ao IFSC só para treinar com ela”, projeta Romulo, que está concluindo o curso técnico em Eletromecânica. “Pra mim, se não rolar uma partida de vôlei na semana, a semana já não é boa”, finaliza.

Para Eric, o vôlei contribui também nos estudos, servindo como uma motivação a mais durante os últimos quatro anos. “O vôlei me acompanha desde meu primeiro ano no IFSC. Pra mim, foi o que me motivava a estudar. Eu me empenhava muito mais nos estudos, e o esporte ajudou pra caramba. Não me imagino ter passado pelo ensino médio sem o vôlei. Foi algo que também me aproximou do meu amigo”, diz.

CÂMPUS ARARANGUÁ EVENTOS