Psicóloga dá dicas durante palestra sobre como conquistar a felicidade

EVENTOS Data de Publicação: 04 out 2019 17:33 Data de Atualização: 06 out 2020 12:21

Os câmpus Chapecó, São Carlos e São Lourenço do Oeste do IFSC recebem nesta primeira semana de outubro o “Abrace sua Vida”, evento para trabalhar com diversos públicos sobre a prevenção ao suicídio.

Durante a passagem pelo IFSC, a psicóloga Ana Paula de Oliveira Bastos Cardoso está oferecendo três módulos, voltados a públicos diferentes: um voltado para crianças e adolescentes, outro para equipe pedagógica e o terceiro para os pais/responsáveis.

Parte das palestras, especialmente a voltada para os estudantes, é focada para (re)pensar as (im)possibilidades da vida. A ideia é fazer uma série de perguntas para analisar questões que envolvem a própria vida: qual tem sido o foco da sua vida? Quais têm sido seus pensamentos? Quais pensamentos você têm a respeito de você mesmo?

“A realidade é construída pelo cérebro com base no que você presta atenção. Tudo começa no campo do pensamento. E, geralmente, primeiro pensamos no que é ruim, em algo negativo, e isso distorce a realidade”, explica a psicóloga.

Por isso, Ana frisa a importância de cada vez mais cedo trabalhar o autoconhecimento. “Preciso me perceber, ter uma boa autoestima e não depender da aprovação do outro o tempo todo”, ressalta.

Toda a palestra gira em torno da prevenção a depressão, às crises de ansiedade. Por isso, Ana ainda questiona os estudantes e demais participantes sobre felicidade. Afinal, o que é felicidade? Para responder, apresenta um conceito simples, que felicidade é algo singular, que não está atrelada a grandes momentos da vida, ou ao sucesso em apenas uma área da vida, mas sim a somatória de inúmeros pequenos momentos aos quais realmente damos valor e significado. “Felicidade é algo alcançável, que tenho condições para fazer”, destaca.

E como conquistar a felicidade? A psicóloga dá algumas dicas:

- Ser grato (faz a gente perceber aspectos positivos da vida);

- Conquiste (realize atividades que motivem você, desenvolva suas habilidades);

- Cuide-se (opte por alimentação saudável, pratique atividades físicas, higiene do sono);

- Seja generoso (faço algo sem esperar nada em troca);

- Tenha autoconfiança (celebre as pequenas conquistas);

- Escolha perdoar (desprenda-se do passado para seguir em frente).

Cronograma das palestras:

Programação em Chapecó:

- 02/10 (quarta-feira), às 19h, no auditório da Unoesc: conversa com alunos dos cursos técnicos noturnos;

- 03/10 (quinta-feira), às 8h30, na sala F53 do câmpus: workshop para professores e equipe pedagógica;

- 03/10 (quinta-feira), às 13h30, no auditório da Unoesc: alunos do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Engenharia de Controle e Automação;

- 05/10 (sábado), às 14h, no auditório da prefeitura de Chapecó: palestra para os pais dos alunos.

Programação em São Carlos:

- 04/10 (sexta-feira), às 10h: palestra para os servidores do IFSC, no auditório do câmpus.

- 04/10 (sexta-feira), às 14h: palestra para os alunos do IFSC, no auditório do câmpus.

Programação em São Lourenço do Oeste:

- 04/10 (sexta-feira), às 19h30, no auditório da Escola Rui Barbosa: workshop para professores e equipe pedagógica do IFSC e da rede pública de São Lourenço do Oeste.

EVENTOS CÂMPUS SÃO CARLOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE CÂMPUS CHAPECÓ NEWS