Projeto de confecção de bonecos de pano resgata habilidades manuais como incentivo à criatividade, concentração e solidariedade

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 09 out 2019 19:39 Data de Atualização: 06 out 2020 14:09

Em tempos de celulares, tablets e jogos digitais, a biblioteca do Câmpus Joinville resgatou a arte da confecção de bonecos de pano para trabalhar concentração e habilidades manuais, com os estudantes do IFSC, e criatividade, brincadeiras ao ar livre e solidariedade, com os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Sonho de Criança. O encerramento do Projeto Presença foi sábado (5), na Praça do Bosque, no Bairro Costa e Silva, com apresentações culturais, espaço para brincadeiras e distribuição dos bonecos às crianças da comunidade, caracterizados como “Mensageiros da Paz”.

Daiane de Amorim Claudino Machado e Anderson Seiiti Izume foram com o filho Antonio, de três anos, para a praça acompanhar a entrega dos bonecos que ajudaram a confeccionar como voluntários no CEI Sonho de Criança, onde o pequeno estuda. “O projeto atraiu muitas famílias para dentro da escola”, afirma Daiane. “Temos que resgatar as brincadeiras; criança tem que brincar com brinquedo”, enfatiza Anderson, lembrando que as pessoas estão entrando em contato com a tecnologia muito jovens, o que pode ser prejudicial para seu desenvolvimento.

Estudante do curso superior de Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville, Keila Ferreira acompanhou todo processo por meio da filha Pietra, de cinco anos. Além de estudar no CEI Sonho de Criança, Pietra é frequentadora assídua da biblioteca do câmpus e fazia questão de relatar para a mãe o andamento da confecção dos bonecos. “Sempre que ia comigo na aula, ela ia para a biblioteca ver como estava o trabalho. Quando viu o seu boneco pronto, ela ficou encantada, porque ficou igual ao desenho. Parece ter sido copiado numa impressora 3D”, conta Keila.

Desde o início do ano, o “Projeto Presença: uma ação social da Biblioteca do IFSC Câmpus Joinville e do CEI Sonho de Criança para a comunidade, através da confecção e entrega de ‘mensageiros da paz’” mobilizou estudantes e servidores das duas instituições de ensino para a confecção de 180 bonecos. Os desenhos foram criados pelos noventa alunos do CEI e serviram de molde para os bonecos confeccionados por estudantes e servidores do IFSC, servidores do CEI e familiares dos alunos das duas instituições.

Os colegas do módulo 6 do curso técnico integrado em Mecânica, Ana Paula Donida Furtado, e Gabriel Alexandre Elias, participaram ativamente do trabalho e ficaram animados com o voluntariado, tanto que já se comprometeram em participar de novo no ano que vem. “Muito bonito fazer bonecos para as crianças e, ao mesmo tempo, trabalhar nossas habilidades manuais e a paciência, para fazer todos os detalhes”, comentam.

Cada desenho ganhou dois bonecos, um para a criança que produziu o molde e outro para distribuição à comunidade. “Foi um projeto muito positivo, em que as famílias participaram. E as crianças ficaram muito felizes em receber o seu boneco e ainda trazer os outros para a praça, onde puderam brincar”, avalia a auxiliar de direção do CEI Sonho de Criança, Marciani Dalcanale. “Esta parceria com o IFSC deu certo e queremos dar continuidade.”

Devido ao sucesso da primeira edição, a expectativa da bibliotecária do Câmpus Joinville e coordenadora do projeto, Angela Morel Nitschke Dums, é que o trabalho tenha sequência e seja ampliado no ano que vem, já que, mais que uma ação social e de integração, o projeto tem um viés pedagógico importante. “Tanto os alunos do CEI quanto os nossos são incentivados para a prática da criatividade, observação, trabalho em grupo, trato fino, sustentabilidade, reaproveitamento de materiais e interação com outra instituição e com a comunidade”, justifica.

O projeto

O Presença é um projeto nacional desenvolvido pela RedSolare Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália. Sua primeira edição aconteceu em 2012, em Salvador – BA, a partir da criação e distribuição de bonecos de pano em defesa da paz, dos direitos e da cultura da infância, em espaços públicos com segurança. Atualmente, o projeto existe em vários estados e ganhou repercussão em outros países também.

CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS