IFSC retoma cursos de certificação profissional em penitenciárias de Criciúma

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 10 out 2019 16:26 Data de Atualização: 10 out 2019 16:37

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deu início nesta quinta-feira (10) aos cursos de Certificação Profissional por Competência (Certific) dentro das penitenciárias masculina e feminina do município. É a segunda vez que o IFSC desenvolve o Certific no sistema prisional da região sul.

Parte dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFSC, o Certific é um processo de certificação destinado a pessoas que têm experiência profissional em uma determinada área mas ainda não têm o diploma. No curso, o aluno comprova experiência profissional em uma área específica e complementa as disciplinas necessárias para obter a certificação profissional.

Na Penitenciária Sul, cerca de 40 reeducandos serão certificados como montadores de esquadrias alumínios, atividade que já desenvolvem dentro da instituição, para uma empresa da região. Na Penitenciária Feminina, cerca de 40 mulheres receberão certificação em boas práticas para manipulação de alimentos, uma vez que trabalham com produção de pães e bolos para uma empresa. Os cursos são realizados em parcerias com o setor de Educação do Departamento de Administração Prisional (DEAP), órgão vinculado à secretaria estadual da Administração Prisional e Socioeducativa.

Até o final de novembro, eles serão entrevistados sobre suas rotinas no trabalho, conhecimentos que possuem e dificuldades que enfrentam. Também serão realizadas palestras sobre temas como segurança no trabalho, comunicação e expressão, meio ambiente e interpretação de projetos de esquadrias de alumínio, no caso dos reeducandos da Penitenciária Sul.

É a segunda vez que o Câmpus Criciúma do IFSC desenvolve o Certific nas instituições penitenciárias. Em 2018, foram entregues 35 certificados, nas duas penitenciárias, de Montador de Esquadrias de Alumínio e Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.

De acordo com a coordenadora de Extensão do Câmpus Criciúma, Marisilvia dos Santos, a avaliação tem sido positiva, devido aos relatos dos participantes das atividades, que vêem nos cursos oferecidos pelo IFSC uma oportunidade de reinserção na sociedade. Em junho deste ano, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec) estiveram no Câmpus para conhecer as experiências com os cursos de certificação profissional. Além do Certific, o IFSC está desenvolvendo na Penitenciária Feminina o projeto Empoderando Mulheres no Cárcere, com uma série de palestras e oficinas culturais.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO