Alunos do Câmpus São Carlos recebem medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia

CÂMPUS SÃO CARLOS Data de Publicação: 16 out 2019 13:28 Data de Atualização: 06 out 2020 15:04

A equipe IFSC-SCA-AGRO-02 - composta pelos estudantes Rafaela Schussler, Ellin Schaf e Diogo de Ávila, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuário do Câmpus São Carlos - recebeu medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG2019), realizada no mês passado.

Com o objetivo de se prepararem para a OBG2019, os estudantes criaram um grupo de estudos ao qual atribuem o resultado da competição. “A gente fez um grupo de estudos que servia de complemento para os conteúdos que a gente tinha nas nossas aulas regulares. Nesse grupo de estudos, a gente via algumas coisas sobre atualidades e vários conceitos que nos ajudaram na preparação para a prova”, explicou o estudante Diogo Ávila.

No ano passado, a equipe composta pelos estudantes do Câmpus São Carlos se classificou para a etapa nacional da competição, mas, neste ano, Santa Catarina será representada na fase nacional da OBG2019 por duas equipes do Câmpus Florianópolis. Isso porque, receber medalha de outo não garante vaga na fase nacional. Quem participa dessa etapa são as equipes com dos dois melhores resultados na fase estadual da OBG.

Diogo acredita que, mesmo não indo para a fase nacional, participar da OBG2019 foi uma experiência muito enriquecedora. “Foi muito bom participar, a gente conseguiu medalha de ouro e as provas agregaram muito conhecimento pra gente. Foi uma experiência muito boa”, afirmou.

O professor do Câmpus São Carlos, Diogo Neves, exaltou o resultado do IFSC na olimpíada e afirmou que diferentes câmpus receberem medalha não é uma mera coincidência. “O IFSC, esse ano, conseguiu um resultado muito significativo nessa OBG, com seis medalhas de ouro das oito distribuídas. Não que a gente pense apenas no resultado quando participa de uma olimpíada como essa, mas isso mostra um claro sinal de qualidade de ensino e isso consolida a importância que o IFSC tem na sociedade”, explicou.

Confira todos os premiados do IFSC na OBG2019:

Medalha de ouro

-Geoifsc, Câmpus Florianópolis (classificado para etapa nacional)
-GEOJIM, Câmpus Florianópolis (classificado para etapa nacional)
-IFSC-SCA-AGRO-02, Câmpus São Carlos
-Convergente, Câmpus Xanxerê