IFSC promove seminário de Agronomia em Canoinhas

EVENTOS Data de Publicação: 11 out 2019 09:39 Data de Atualização: 11 out 2019 11:11

Iniciado neste ano, o curso superior de Agronomia do Câmpus Canoinhas do IFSC realiza o seu primeiro evento técnico, no próximo dia 21 de outubro. O Seminário Técnico da Agronomia é voltado para estudantes, produtores rurais, técnicos, agrônomos e interessados na área de ciências agrárias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), ou no dia, no auditório do Câmpus Canoinhas, onde acontece o evento, das 13h30 às 21h.

A programação foi concentrada em apenas um dia, mas engloba cinco palestras de áreas diferentes. Cultura típica de Canoinhas e da região, a erva-mate é o tema da palestra de abertura, com o engenheiro florestal Delmar Santin, que vai falar sobre Manejo sustentável e boas práticas agrícolas na cultura da erva-mate.

Ainda no período da tarde, a engenheira agrônoma Camila Croge fala sobre o Desempenho agronômico das pequenas frutas e potencial de cultivo para o Planalto Norte e o engenheiro agrônomo Maicon Magro aborda o tema Nutrição de Plantas e Fertilizantes.

À noite, o Seminário Técnico da Agronomia terá outras duas palestras: Manejo de plantas daninhas em culturas anuais, com o engenheiro agrônomo Vilmar Daniel Marcon, e Instrumentos de gestão da informação para Santa Catarina, com Getúlio Tadeu Tonet e Valdenize Pianara, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A escolha dos temas e dos palestrantes levou em conta as culturas tradicionais da região e também as com potencial econômico a serem exploradas. “A região do Planalto Norte possui características majoritariamente agropecuárias, com participação na economia superior à média estadual, tendo o IFSC Câmpus Canoinhas como a única instituição pública de ensino superior. Nosso objetivo é possibilitar a promoção de conhecimentos técnico-científicos aos discentes, produtores rurais e profissionais do setor, consolidando ainda mais o setor agropecuário”, justifica a comissão organizadora.

Programação completa

13h – 13h30 Cerimonial de abertura

13h30 – 14h30 Manejo sustentável e boas práticas agrícolas na cultura da erva-mate (Delmar Santin – Engenheiro florestal, Dr. em Solos e Nutrição de Plantas e pós-doutorado em Ciência do Solo)

14h30 – 15h30 Desempenho agronômico das pequenas frutas e potencial de cultivo para o Planalto Norte (Camila Croge – Engenheira agrônoma, Msc em Produção Vegetal - Epagri)