Conheça o candidato a diretor-geral do Câmpus Criciúma

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 out 2019 13:30 Data de Atualização: 06 out 2020 12:32

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está em período de campanha eleitoral para a escolha da nova reitoria e das direções-gerais de câmpus. As eleições ocorrem no dia 13 de novembro. Até 11 de novembro, os candidatos podem apresentar suas propostas para a comunidade acadêmica.

Participam da escolha os servidores docentes e técnico-administrativos, que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do IFSC, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos de Ensino Médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância, até a data de homologação dos candidatos.  Em 21 câmpus também haverá a escolha para direção-geral. Já para o cargo de reitor(a), quatro candidaturas foram homologadas: André Dala Possa, Consuelo Aparecida Sielski Santos, Marco Antônio Vezzani e Maurício Gariba Júnior.

Câmpus Criciúma

No Câmpus Criciúma, a eleição para diretor-geral tem chapa única. O candidato é Daniel Comin da Silva, com Niguelme Cardoso Arruda para a chefia do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) e Elder Comin Perraro para a chefia do Departamento de Administração (DAM).

Daniel Comin da Silva é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESC, com mestrado também em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. Como docente, foi professor temporário do Câmpus Criciúma do IFSC de 2012 a 2014, ingressando no quadro efetivo da área da Construção Civil em maio de 2014. É o atual chefe Depe do Câmpus Criciúma, além de atuar na área de projetos no curso técnico em Edificações e na Engenharia Civil e ter sido coordenador de Relações Externas de 2016 a 2018.

Niguelme Cardoso Arruda é graduado em Letras-Português pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em Educação (UEMG) e em Linguística Aplicada (UFU), mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). É professor do Câmpus Criciúma desde 2015. Atualmente também é coordenador da área de Linguagens e Ciências Humanas e do curso de Especialização em Ensino Integrado de Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Elder Comin Perraro é graduado em Ciências Contábeis e tem pós-graduação em Gestão Pública. É servidor do IFSC desde maio de 2013, tendo atuado nos setores de Compras, Materiais e Finanças, Gestão de Pessoas, Registro Acadêmico e assessoria da direção.

Com o lema “Consolidar para crescer”, a chapa dividiu seu plano de gestão para o próximo quadriênio em propostas para Gestão, Ensino Pesquisa e Extensão, Servidores, Discentes, Infraestrutura e Comunidade Externa. A íntegra do plano de gestão está disponível na página de Eleições do IFSC.

Votação

O processo de consulta eleitoral será por meio de voto secreto, presencial e facultativo. Conforme decreto nº 6.986/2009, a classificação dos candidatos é feita de acordo com o peso de cada segmento, sendo 1/3 para docentes, 1/3 para técnico-administrativos e 1/3 para alunos. Para efeito de classificação, não serão considerados válidos os votos brancos e nulos.

Será considerado eleito em primeiro turno o candidato que, ao final deste turno, apresentar índice de votação superior ao somatório dos demais candidatos. Não havendo candidatura que apresente índice de votação superior ao somatório dos demais candidatos no primeiro turno, será realizada consulta em segundo turno, com a participação somente das duas candidaturas que alcançaram os maiores índices gerais de votação no primeiro turno.

Veja as principais datas do calendário eleitoral:

Período da campanha eleitoral: 15 de outubro a 11 de novembro
Eleição 1º turno: 13 de novembro
Divulgação dos resultados: 14 de novembro
Período da campanha 2º turno: 20 de novembro a 29 de novembro
Eleição 2º turno: 5 de dezembro
Divulgação dos resultados: 6 de dezembro
Homologação dos resultados no Consup: 16 de dezembro
Data provável da posse: 20 de abril de 2020

Mais informações

As informações do processo eleitoral e o regulamento na íntegra estão disponíveis na página das Eleições 2019 do IFSC. Dúvidas devem ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral Central pelo e-mail comissao.eleitoral@ifsc.edu.br.

CÂMPUS CRICIÚMA INSTITUCIONAL